Glorior Belli-The Great Southern Darkness


The Great Southern Darkness era um dos albuns que mais expectativas criavam por estes lados por duas razões.
A primeira é claramente a sonoridade refrescante que esta banda francesa conseguiu criar nos ultimos albuns principalmente no anterior album "Meet Us.." que os tornou de certa forma unicos dentro daquilo que se supostamente se poderia esperar dentro de um estilo como o BM.
E a segunda é tentar perceber se o material mostrado tem realmente pernas e alguma logica para andar depois da enorme, digamos progressão a que se sujeitaram após o excelente "Manifestating The Raging Beast" e "Meet Us..", talvez este album viesse tirar algumas duvidas daquilo que seriam capaz.
O projeto 11 as in Adversaries com todas as suas polemicas sonoras e sensações estranhas foi a melhor forma de espantar alguns fantasmas que poderiam existir no seio de Glorior Belli..
Com as aguas (turvas) separadas finalmente Glorior Belli mostra aqui mais um album de contornos sulistas onde novamente são exploradas influencias algo incaracteristicas e que geralmente não se costumam associar a um estilo como o BM, ainda mais vindas de uma banda francesa.
È certo que ainda se encontram residuos do lado mais extremo, a Bring Down the Cosmic Scheme é um bom exemplo, mas a banda consegue unir quase na perfeição esse lado mais violento com riffs que poderiam estar numa qualquer banda de Stoner/Sludge vinda do Lousiana (conferir a They Call Me Black Devil ou Per Nox Regna).
Mas se isto poderá até soar normal atendendo ao ultimo album, faixas como o tema titulo poderão surpreender ainda mais quem estava habituado a ver a banda a dissolver as coisas, já que aqui é quase obvio que a banda não tem receio de chocar ou entrar em campos bem mais arriscados do Southern Rock.
O jogo de influencias no album, ainda é mais perigoso se comparado com o anterior com a parte instrumental por vezes a pairar naqueles riffs alucinados que vagueiam entre uma qualquer banda de BM mais contemporânea como Secrets of The Moon e até mesmo de Glorior do passado e uns (vou arriscar) Down ou Alice In Chains.
O resultado final acaba por ser meio nem agua nem vinagre, tem bons momentos sem duvida mas acho que o album em si é meio desiquilibrado acho que Glorior Belli ainda se está a tentar descobrir no meio daqueles campos de algodão, mas mesmo assim eles criam o raio de um som bem original isso ninguem pode negar.
Ouve-se na boa mas mesmo assim continuo a gostar mais dos ambientes do Meet Us At The Southern Sign" , o primeiro ponto de encontro no meio desta encruzilhada demoniaca que a banda criou por terrenos menos obvios, espero que encontrem mais um cruzamento para se redefinirem totalmente e quiçá de uma forma ainda mais estranha.
Na falta de uma Negative Incarnate ou das que falei no texto fica mais uma vez:

Premonições:Fleshpress-Acid Mouth Strangulation


Recebi a Zero Tolerance ontem e um dos flyers que me fizeram bater palmas de contentamento foi ver que Fleshpress vão lançar novo album este ano..
Ainda não ouvi nada e apenas se sabe que vai sair dia 19 Outubro atraves da Svart Records/KoN.
"Suffocating home-brewed hypnotic sludge rock from the northren swamps" é desta forma que é descrito o album no flyer.
Sinceramente I don´t give a fuck para estas promos, apenas sei que quero ter isto nas unhas o mais rapido possivel..
Fica aqui para recordar uma dos eps do ano passado.

Windhand-Windhand



Windhand são a nova aposta da Mordgrimm e no proximo mês vai sair o album, entretanto vou deixar aqui umas linhas acerca da demo do ano passado.
Com apenas dois temas e prefazendo pouco mais de 15 minutos esta demo percorre territorios fumarentos e lamacentos daqueles usualmente explorados por bandas como Electric Wizard e afins sendo que a diferença aqui é o uso de vocalizações femininas.
Aspecto esse não se cinge unicamente á exploração da beleza vocal como acontece em alguns casos como Herem, Jex Thoth ou noutro campeonato com The Devils Blood, aqui a voz da Dorthia é bem peganhenta, bastante salgada e enrolasse perfeitamente na oceanica espiral de lentidão hipnotica que este projeto cria.
Estou bastante curioso para ouvir o album, já ouvi uma das faixas novas está muito boa embora ache que estas duas são bem mais interessantes.
È Doom, é Sludge pesadão e psicadelico ou isto tudo misturado, mas são realmente uma excelente proposta para os fans do genero..confirmem em baixo.

Slavia-Integrity and Victory


O Disiplin atualmente são uma autentica aberração na minha opinião.
Mas porque raio os menciono numa critica a Slavia, poderão perguntar alguns, bem porque Slavia mantiveram algumas fortes ligações com Disiplin, mas não só atualmente este projeto engloba tambem ex-pessoal de Enslaved ou Taake.
Mas se esses são aquilo que são agora, Slavia pega um pouco no legado inicial de Disiplin remexendo-se novamente dentro do lado mais misantropo e violento do BM mais visceral onde o passado se esfaqueia com uma sonoridade supostamente mais atual envolvendo o som num negro manto de "expressionismo" extremo.
São duas faixas, cada uma superior a 15 minutos (o que por si só já torna a coisa especial) e na minha opinião a forma como Slavia (agora sem o Vik de DHG) conseguem enquadrar as inumeras influencias que passam pelo lado cru do movimento, puxando por vezes as cordas e esticando-as para um certo universo vá lá Neo-Folk vs Dark Ambient ajudam a criar um ligeiro sufocamento sonoro no meio daquele espinhoso dilaceramento musical que acaba por se tornar bastante interessante.
Se na Part I (Integrity) as coisas funcionam numa prespectiva mais arrasadora por vezes demente e onde claramente a banda se sente mais á vontade a segunda metade (Victory) deste album atua como um reflexo mais pessoal e anti-qualquer coisa que restaura e devolve a frieza humanista adensando a tensão entre o lado musical com o lado pessoal do ouvinte.
Os samples usados acabam por funcionar bastante bem, a intro onde se usam cantigos islamicos é um bom exemplo disso, apenas acaba por pecar num sentido, o não terem sido usadas na totalidade as linhas exploradas na primeira faixa, porque essa é de facto muito boa, extrema e totalmente fodida...digo isto talvez porque note aqui ligeiras influencias de Zyklon-B ao longo tema.
Resumindo eu continuo a gostar imenso do Strength and Vision e este embora interessante não se consegue fazer grande estrago, mas se gostam de BM minimamente aceitavel e daquele mais extremo e cru sem que seja do tipo LLN, Slavia é uma boa proposta, deixo aqui a primeira parte da coisa.