Ævangelist-Omen Ex Simulacra


Ævangelist, são na minha opinião um dos projetos mais interessantes do cada vez mais bizarro e estranho universo que atualmente varre uma certa ala do Death-Metal, comparavel mesmo até áquilo que nomes como Portal ou Mitochondrion fizeram nos ultimos anos.
O que difere um pouco é o sentido mais confuso e enrolado que o dupla Matron e Ascaris aqui desenvolve devido em grande parte ao extremismo maquinal que os temas ganham já que a base pura do estilo é engolida por monstros provenientes de um abstracionismo industrial que gera um efeito hipnotico quase semelhante a estar-mos a ouvir duas ou três bandas em simultâneo.
Poderá parecer estranha definição, mas a forma impura como a banda consegue unir todo este horror sonoro e dar-lhe um agoniante toque claustrofobio acaba por ser um dos pontos mais interessantes e originais daquilo que Ævangelist consegue criar.
E se no primeiro album as coisas já adivinham algo de aterrador, quando se clica neste Omen Ex Simulacra nas primeiras vezes somos quase que automaticamente atirados para uma especie de universo demencial que poucas bandas conseguem criar neste estilo de uma forma tão palpavel.
Quem procura albuns de musica extrema que arrisquem não em movimento mas em espasmos intelectuais ao jeito de uns Pan.Thy.Monium certamente terá aqui tudo elevado para um novo patamar de surrealismo, onde até um safoxone se ouve (Seclusion e Abysscape) isto só para dar um exemplo daquilo a que vão encontrar ao longo destas oito faixas.
Tudo aqui é loucura, e não será certamente um album facil de assimilar porque não o é, alias acredito mesmo que para quem está a tomar contacto com a banda pela primeira nem consiga entender mesmo aquilo que se está a passar aqui, mas é nisto tambem que o projeto ganha alguns pontos a seu favor e procure brincar um pouco com os nossos sentidos porque a sonoridade apesar de não o parecer é de facto original e quase que dá um novo salto naquilo que conhecemos ou conheciamos do estado mental do Death-Metal dos ultimos anos.
Forma-se sobre o esqueleto pre-historico do estilo, esta aberração geneticamente modificada usando celulas alienígenas, basicamente é isto que Ævangelist é um "Alien" á solta que nos vai devorando lentamente...
Dito isto, talvez Ævangelist seja a genesis de uma nova Era (onde é o principal pregador)...resta saber é se a forma como a pregação é feita terá apostolos á altura..
Resumindo provavelmente o album de Death-Metal deste ano até mesmo a capa desenhada pelo polaco Masianis encaixa no ambiente deste monstro.. .





Sem comentários: