Serpentfyre - Of Darkness & True Light


Black Metal finlandês de inspiração ortodoxa....algo perdido entre uns Ondskapt e DsO dos primordios..referencias obvias mas muito interessante na minha opinião!!

Sunbourne - Sunbourne


Sunbourne são uma jovem banda belga que percorre os trilhos de Amenra....isto talvez já chegue, mas é melhor continuar...é primeiro registo (gratis) do quinteto belga que deixa alguma ansiedade para ouvir o que raio vem a seguir porque estas três faixas são muitissimo boas.
Para além das vocalizações que nos remetem para os berros de desespero do Colin o ambiente á volta constitui alguma novidade mesmo tendo como base o Post-Rock digamos mais agreste.
É um ep (?) bem curtinho mas com uma qualidade fantastica na minha opinião...podem ouvir e sacar aqui em baixo.

Lvcifyre - Svn Eater


Para muita gente a Dark Descent é sinonimo de qualidade dentro do atual DM, enquanto para outros (mais perdidos) tudo parece comecar a soar a mais do mesmo entre as bandas...realidade ou não as duas opiniões são profundamente validas e são o resultado dos tempos em vivemos porque como sabemos este genero de sonoridade vive o seu auge...a nós só nos resta aproveitar algumas das perolas mais intensas que o Underground nos vai oferecendo como é o caso do novo album de Lvcifyre.
Aquilo que a banda aqui cria, não é mais que a exploração de uma forma demente alguns dos melhores momentos do passado de uns Morbid Angel (fase pos Vicent) ou Nile (fase Catacombs/Shrines) e adicionar-lhe uma aura ritulista que vai buscar á atualidade ortodoxa do BM um encanto que não irá deixar ninguem indiferente á sua passagem..
Logo a começar temos a participação em plano de destaque do Mark Of The Devil de Cultes Des Ghoules, que arrasa tudo á volta e deixa uma nevoa demoniaca bem palpavel ao longo do album tanto nas passagens a solo como quando se envolve venenosos duetos como o vocalista T.Kaos e o resultado desta estranha união (deliciosa e extrema) faz com que o som ganhe uma nova intensidade ainda mais se prestarmos atenção aos samples ou as passagens ambientais criando um efeito de beleza macabra que poucas bandas deste genero conseguem atingir nos dias de hoje..e até a propria produção ligeiramente "abafada" ajuda a adensar ainda mais a negritude do album.
Mas para além deste aspeto mais obvio convem tambem destacar a qualidade dos temas em si (mesmo invocando o passado de algumas das bandas que falei em cima), já que a forma como conseguem criar uma linha condutora entre som/voz/ambiente não só resulta em pleno, como demonstra que atualmente Lvcifyre se transformou num monstro de proporções assustadoras que devora tudo á volta...parece estranho mas no geral todo o album parece ter sido feito ao pormenor e onde todas as pedras estão na posição certa para que todo o ritual resulte em pleno e a besta se levante á nossa frente..
Mesmo sendo uma banda com os pés acentes no Death Metal a forma como conseguem dissecar o Black Metal mais contemporâneo e transformar tudo numa estranha oferenda diabolica não está ao alcance de todos e o resultado é surreal..e nem precisaram de usar dissonancias ou muitos floreados apenas se limitaram a misturar veneno e enxofre!
Destaque tambem para o magnifico trabalho de bateria do Menthor que atingue aqui picos absolutamente incriveis (ex The Fiery Spheres of the Seven ou faixa titulo) que o colocam como um dos melhores e mais intensos bateristas da atualidade e um digno sucessor do Sandoval..e se juntarmos isto á qualidade dos musicos aqui presentes (pela descrição feita em cima) já dá para ver ou melhor ouvir aquilo que vão encontrar...
Se Morbid Angel morreu...não chorem mais...o anjo morbido renasceu....e chama-se Lvcifyre!!!

Eternal Rot - Promo


Only Death Is Real.
Promo tape dos polacos Eternal Rot (gratis) , Death Metal sufocante, lento e soturno algo entre uns Winter e Encoffination...
A rever num futuro proximo...mas isto soou-me muito bem!

Avichi - Catharsis Absolute

O novo de Avichi, continua a mostrar que o projeto continua a ser das melhores coisinhas saidas do atual movimento USBM e se até aqui a musica procurava seguir um pouco o lado ortodoxo europeu neste album o Aamonael entra em confronto/conflito com algumas novidades que me deixaram bastante surpreendido pela forma como a banda as conseguiu diluir na sonoridade caracteristica da banda.
Quando talvez se esperasse um album negro e cada vez mais carregado de ambientes dissonantes o projeto muda as agulhas e vira-se para uma sonoridade retalhada que embora continue bem escura, me soa um pouco mais luminosa que nos dois anteriores albuns...e a prova disso são os doze minutos da "All Gods Fall" que me parece ser o momento mais alto e surpreendente deste album, juntamente com a EXCELENTE "Flame In My Eyes", onde são condensadas as diversas influencias mais obvias da banda para este registo.
Não que a banda agora se tenha transformado numa maquina de meditação demoniaca como muitos dos projetos que por ai andam, mas em vez de renegarem o legado explorado de alguns projetos como DsO ou até mesmo uns WITTR, a banda de Chigaco prova que ao terceiro album não tem receio nem medo de entrar e explorar outros caminhos não tão obvios para a sua sonoridade.
É provavelmente o album deles mais "suave" até hoje, mas esta suavidade sonora transformou-se em algo epico, seja nos momentos a lá Primordial, nos interludios/temas com piano, seja nas cascatas/muralhas sonicas que tanto devem ao Cascadian Black Metal e é nesta junção destes universos que está realmente a beleza do album em si e nos oferecem mais um excelente album a meu ver..curiosamente existem aqui coisas tão "estranhamente agradaveis" que até o unicio da "Voice of Intuition" me levou até aos tempos aureos de....Paradise Lost, sim aquele riff quase podia ter sido criado pela dupla Gregor/Aaron (Icon Era) para ser logo de seguida degolado pelo pequeno Nathan Weaver de WITTR ou uma "Lightweaver" que certamente deixaria o Blake Judd a corar de inveja...
Como podem ver pelas minhas palavras este "Catharsis Absolute" é realmente isso mesmo uma catarse absoluta em termos musicais e que certamente fará as delicias de qualquer um que goste daquilo que se tem passado nos ultimos anos dentro da musica extrema..
Uma nota para a excelente produção do album (talvez a melhor até agora deles) que faz sobressair ainda mais todo este esplendor musical saido da mente do Sr. Andrew Markuszewski.
Recomendado e ainda bem que não desiludiram....muito pelo contrario!


Hexis - Abalam

Ouvir o novo album de Hexis é o mesmo que dizer que nos proximos 25 minutos o mundo não só desaba aos vossos pés como se irão sentir no meio de um vortex tempestuoso carregado de malicia e extremismo sonoro como só a banda dinamarquesa sabe fazer.
Para quem não os conhece imaginem os franceses Celeste envolvidos em nitroglicerina a explodir ainda com mais violencia á vossa frente é que realmente é mais uma vez isto que vamos ouvir, um hibrido de Dark-Core e Black extremo que enama um ambiente negro e sufocante que faz vir ao de cima os nossos pesadelos mais assustadores...aliás neste ponto a banda tambem "evoluiu" porque ao invés de mostrar ambientes mais frios e sinistros no artwork desta vez virou-se para os exorcismos e possessões, algo que embora ligado ao que criam e ao nome da banda nunca o resultado final tinha mostrado bem a besta que esta banda realmente é...
Este é um daqueles albuns onde em pouco mais de vinte minutos os nossos demonios são expulsos, não para fora do nosso corpo mas transferidos daquilo que se ouve para nós...deixam-nos num estado meio catartico e deliciados a sentir todo aquele odor a enxofre e fumo que isto deixa no ar..isto sem recorrem a ambientes faceis e depois os doentios riffs e a bateria (imagem de marca do projeto) são algo que mais uma vez não dá treguas a nada nem a ninguem..
Talvez o registo mais poderoso da banda até hoje, e a curta duração funciona para nos tentar demonizar de muita coisa ao invés de explusar algo.
Talvez achem a produção meio "mastigada", mas para um album que explora este tipo de som as coisas não se querem bonitas e acreditem tudo aqui é feio e nada agradavel...mas que acaba por nos fazer sentir possuidos por algo lá isso faz ou então é a confirmação que o demonio Abalam existe mesmo e Hexis não são nada mais do que a legião "barulhenta" que o segue..
Tenebroso!

Domains - Sinister Ceremonies


De Espanha mais uma interessante proposta de Death-Metal, na onda daquilo que mais tem estado em voga nos ultimos anos dentro do estilo, embora aqui sem aquele toque oculto que muitos procuram..mas puro e duro como se quer e com alguns flashbacks que nos lembram uns Bolt Thrower, Graveou até uns Dead Congregation atuais tudo isto envolvido em excelentes riffs/solos s que originam uma atmosfera fantastica..
Podem ouvir e sacar aqui dois temas do album na pagina do Bandcamp.

Premonições: HETROERTZEN / DØDSENGEL - 'Capax Infiniti'"



HETROERTZEN / DØDSENGEL
'Capax Infiniti' Split 12" LP (LAMECH 2212 - SRAN 016)
Majestic essence of Ancient vibrations.
Two of the foremost and exciting groups conjoined in one Sacred Work.
Deluxe full-length 12" LP with insert.
Co-released by LAMECH RECORDS (Swe) & BARGHEST (Uk).
Status: OUT January 2014.