"Towering shadows of death. Dense fog encircles illuminated by flame.."
Best Albuns 2018
1 - Ars Hmu - The Dawn of Black Pansophy
Completamente enfeitiçado por este album..apesar de ter sido começado em 2012, só este ano as gravações se concluiram...majestoso, mistico e ceremonial e a prova que o Black Metal atualmente só vale a pena em poucos circulos e esta junção entre a Ancient e um dos musicos mais á frente do USBM é a prova disso...aquela frase que escrevi debaixo da imagem transformou-se por aqui numa assombração....
2 - Ehectal - Rites of Ascension Phase II
Outro registo que ouvi imensas vezes, apesar de quase desconhecidos e com registos enigmáticos esta banda norte-americana consegue pegar em material influenciado pelo Crepusculo Negro e leva-lo um pouco mais além...rude, crú mas com um ambiente excepcional...
3 - THOU - Magus
Basicamente foi o ano da banda de Baton Rouge, e sinceramente ao fim de tantos anos já mereciam um pouco desta trend idiota, afinal eles estiveram sempre lá...um dos melhores albuns da banda ou melhor da banda mais pesada do universo..
4 - Infernal Coil - Within a World Forgotten
Entramos em modo piloto-automatico no que ao Death-Metal diz respeito, muitas bandas, algumas boas bandas, mas todas elas a colarem-se entre si e a desenvolveram muito pouco, algo que precisa de levar uma urgentemente com um estoiro como aquele que se sentiu aquando do lançamento do "Outre´" aqui há uns anos atrás...até que a Profound nos lembra daquilo que é feita...este album de Infernal Coil é já um clássico que vai ser relembrado por alguns durante os proximos anos..
5 - Fluisteraars/Turia - De Oord
Não é muito usual escolher um split para os melhores albuns, mas este registo de duas das mais interessantes bandas europeias da atualidade já por si só vale uma escuta atenta...completamente viciante e refrescante.
6 - Knokkelklang - Jeg Begraver
A Terratvr teve um excelente ano, Mare, OTOH, Misotheist, Whoredom Rife..sim bandas que irão ver em muitas listas por ai, por aqui no entanto foi o album desta banda de nome estranho que mais teve atenção..
7 - Funeral Mist - Hekatomb
Funeral Mist continua a ser uma banda que se segue com bastante atenção mesmo quando o material parece perder algum daquele efeito perverso dos albuns anteriores..mesmo assim é impossivel não ficar indiferente a uma "pallor mortis" ou aquelas frases soltas que o Arioch berra em algumas faixas...um album que foi crescendo ao longo dos meses..
8 - Vargrav - Netherstorm
Confesso que estive para colocar este album no meu top de 2017 porque tinha recebido a promo e foi dos registos que mais ouvi no final desse ano..so não o fiz porque a data de lançamento foi em janeiro...um album que presta tributo de uma forma arrepiante a alguns nomes essenciais do Black Metal sinfonico dos anos 90's.
9 - Arkhtinn - 最初の災害
Outro dos movimentos que se segue com atenção por aqui é o Prava Kollektiv do qual Arkhtinn faz parte juntamente com Mahr, Voidsphere..e num ano em que todos eles lancaram albuns a escolha recai para a génese do movimento...adn de Darkspace, certamente que sim...o efeito é idêntico
10 - Ritual Necromancy - Disinterred Horror
Outro album de Death-Metal no verdadeiro sentido da palavra...autentico panzer a espalhar terror á sua volta!
11 - One Tail, One Head - Worlds Open, Worlds Collide
Sentia-se falta de um album de Black Metal na linha de daquele material dos anos 90 onde o baixo se assumia como um instrumento a serio...sim sentia-se falta depois de ouvir o WOWC já não!
12 - Boru - Inertia
Para fechar a lista e talvez o nome mais desconhecido, ficam estes Boru..banda hungara que recria uma sonoridade que faz colidir alguns nomes famosos da atualidade..para se ter uma ideia imaginem The Ocean a tocar temas de Amenra na sala de ensaios dos THOU.
Best Ep's/Demos:
1 - Thou . Rhea Sylvia (Ep)
Poucas palavras..numa banda com mil milhões de de ep's, split's, demos este é sem duvida o melhor deles até hoje...e muito provavelmente um dos titulos que mais ouvi este ano.
2 - Disparaître - Disparaître (Demo)
Banda francesa e certamente vão ouvir falar muito deles a julgar pelo material que se ouve aqui...
3 - Musmahhu - Formulas of Rotten Death (Ep)
DEATH-METAL!!
4 - Goat Sperm - Voice in the Womb (Demo)
Apesar do nome da banda esta demo foi muito provavelmente um dos registos que mais me marcou dentro do Death-Metal mais obscuro..
5 - Lost Hours - IV: The Silence of the Perpetual Choir in Heaven (Demo)
O peso e lado emocional sempre estiveram de mãos dadas no Doom e esta banda prova-o...quase uma especie de Esoteric 2.0.
6 - Iteru - Ars Moriendi (Ep)
Um dos registos mais macabros do ano na minha opinião...vai passar ao lado de muita gente, mas este material é excelente!
7 - Strigae - Into The Void Of Everything (Demo)
Black Metal de toada cosmica um pouco na linha de alguns nomes que ouço..a diferença é o som um pouco mais arcaico comparativamente a por exemplo o material da Prava Kollectiv
8 - Ypokosmos - Secrets of the Pulse (Ep)
18 minutos de pura insanidade!! Se os Bolzer tivessem nascido no Canada soariam assim...o problema é que nem eles são de lá nem a banda...
9 - Vonlaus - Vonlaus (Ep)
O movimento islandês tem sido espremido até mais não...mesmo assim ainda vão surgindo coisas interessantes como o caso destes Vonlaus...
10 - Alruna - Relieving The Altar (Demo)
Quando se fala em Black Metal cru...bem a demo dos austriacos Alruna define bem como deve soar ou aquilo que é o Black Metal verdadeiro...
11 - Dead Void - The Looming Spectre (Demo)
Muito provavelmente um dos proximos nomes grandes do Death-Metal nordico a julgar pelo material desta demo..e certamente numa daquelas editoras de bom gosto e com os olhos abertos.
12 - Reversed - Widow Recluse (Ep)
Heavy-Metal e Thrash-Metal em 2018 é isto! Se acham que não podem continuar a caminhar..
Best Portuguese albuns:
1 - Ab Imo Pectore - Heaven, Hell, Earth, Chaos, All
Aquele titulo resume bem o que aqui se ouve...posso estar enganado mas este é talvez um dos melhores albuns de musica extrema nacional em muitos anos!!!
2 - Sinistro - Sangue Cássia
Sinistro...bem, continua a ter bastante impacto por aqui e este album é realmente algo especial goste-se ou não daquilo que fazem são uma das poucas bandas com uma sonoridade refrescante neste meio.
3 - Candelabrum - Portals
Outro dos registos que por aqui foi assombração em muitas noites...material mais evocativo da banda até a data com umas pitadas de dungeon synth pelo meio com um resultado eficaz e perfeito na minha opinião..
4 -Black Howling - Return of Primordial Stillness
Quem diria que aplicar "colagens" proximas do doom/sludge não teriam lugar num album de Black Metal? Pois bem têm lugar e resultou.
5 - Archaic Tomb - Congregations for Ancient Rituals
A melhor banda atualmente de Death-Metal nacional, ponto!
6 - Summon - Parazv Il Zilittv
A segunda melhor banda nacional de Death-Metal, ponto!!
7 - Perpetratör - Altered Beast
Ainda bem que bandas como Perpetrator existem por cá, pelo menos para fazer esquecer a autentica praga de clones de Lamb of God e de "Thrash moderno" que populam pelo movimento português...
8 - Degredo - A Noite dos Tempos
Um album que não é facil e certamente não para todos..mas com um ambiente incrivel!
9 - Greengo - Dabstep
Umas das coisas mais interessantes surgidas por cá vindas de um fumarento "nada" este ano.
10 - Adverso - Ex Inanis
Basicamente são os Clandestine Blaze portugueses, se gostam das bandas geralmente associadas à Northern Heritage ou deles, certamente irão gostar bastante.
11 - Scarificare - Tilasm
Um album que recupera um pouco aquela sonoridade nordica de uns Vintersorg, Borknagar, Ulver, Immortal isto com as devidas distancias como é obvio...mas sem cair na copia facil.
12 - Theriomorphic - Of Fire and Light
O problema desta demo é apenas a produção da mesma...estes temas mereciam um tratamento melhor.