Faces of Bayon-Heart of the Fire


Os norte-americanos Faces Of Bayon são mais uma prova que o movimento Doom atual, ou melhor, as novas bandas que vão nascendo por ai assim meio do nada continuam com uma desenvoltura que se vai encarregando de manter o estilo numa patamar bastante alto, mesmo sabendo-se que aquilo que se cria dentro deste caldeirão musical não obedece a muitas estruturas atípicas e acabando por soar quase igual.
No caso de Faces Of Bayon e naquilo que mostram neste seu primeiro album tambem não vão encontrar aqui muitas novidades ou criatividade que eleve o Doom ao passo seguinte, antes pelo contrario, a diferença está sim na forma como conseguem estruturar um conjunto de temas aparentemente e á primeira vista seguindo a linhagem de bandas como Weedeater ou dos mais recentes Serpent Venom.
Ora se formos pelo lado mais basico e superficial talvez encontraremos uns toques causticos e fumarentos desse tipo, mas não se ficam por ai, adicionam um sabor mais setentista á coisa trazendo á memoria o lado mais arrastado de Black Sabbath e misturando-o com aquilo que bandas como os Zoroaster já fizeram num passado não muito distante.
Riffs memoraveis (a excelente Where The Golden Road Ends é um bom exemplo disso), o delicioso Hammond meio desfocado lá pelo meio tudo se move em passos lentos invocando um lirismo quase profano onde o oculto tambem deixa a sua marca.
A propria produção é (ou dá a entender ser) analogica, traduzindo a musicalidade aqui presente num pedaço de sujidade e impureza que consegue dar um toque bastante interessante ao album.
Um exelente album de Doom Metal daquele que simplesmente obedece á riqueza instrumental e aos momentos quase ritualistas que proporciona, e numa altura em que as bandas que começaram a dar o corpo ao manifesto á uns anos atrás se andam a entreter em tentar recriar o estilo ou simplesmente tornarem-se ora mais psicadelicas ora mais brutais, sabe que nem gingas um album com estas caracteristicas.
Tentando a imperfeição quase arriscaria a dizer que estes rapazes criaram um album perfeito para qualquer fan de Doom e das suas mais variadas ramificações..
Recomendo!!

Sem comentários: