Avichi-The Devil´s Fractal


Falei aqui á pouco tempo do novo album de Craft, pois bem segue-se agora outro dos meus albuns preferidos até agora deste ano dentro do espectro BM.
Falo claro do segundo album dos americanos Avichi, banda formada pelo Aamonael (Andrew Markuszewski), vocalista de Lord Mantis (grandes!) e que integra tambem a formação atual dos vanguardistas do movimento USBM Nachtmystium.
Avichi é um projeto a solo do musico em questão, já que é dele toda a parte musical que aqui se ouve e mesmo não sendo algo que trará mais luz ao estilo, o material exposto tem realmente bastante qualidade na minha opinião.
È material que segue a linhagem explorada nos ultimos anos pelo USBM, não deixando no entanto de fora alguns nomes europeus, principalmente quando o album segue um lado digamos mais oculto e ortodoxo..aqui a entidade DsO assume-se como uma clara influência, não transformando no entanto o album numa copia chapada mas explorando e puxando até si apenas o lado mais envolvente da musica.
Desta forma ou melhor é com estas bases e influenciais que o Aamonael consegue mostrar um dos trabalhos mais poderosos que ouvi dentro do estilo nos ultimos tempos e a forma como consegue unir o lado mais cru e simples (por vezes) com o vanguardista tem aqui autenticas obras primas de musica extrema, a Kaivalya of the Black Magician seguida da I Am the Adversary, são um duas peças essenciais dentro do BM deste ano, só para nomear dois exemplos.
Existe o lado dissonante, que se dissolve no meio de riffs fortissimos (ouçam a parte final da faixa titulo II), existe bastante teatralidade vocal e a propria produção cavernal e meio analogica ajuda a dar ainda mais enfase e cores bem negras ao album. De escuta facil para quem está por dentro da seita, não perde no entanto a bases demoniacas ligadas ao estilo de forma alguma e este The Devil´s Fractal acaba por ser isso mesmo um desenho abstracto de contornos luciferianos que provoca uns jogos mentais bem interessantes e por vezes hipnoticos.
Basicamente é isto, para mim é mais um dos albuns que ninguem deve perder este ano dentro do Black-Metal e já agora se não conhecem aconselho tambem o anterior The Divine Tragedy, duas propostas que talvez sejam mesmo essenciais nos dias de hoje para qualquer adepto de USBM ou simplesmente de BM, é que Avichi é talvez um dos nomes mais interessantes do panorama atual extremo.
Essencial.

Sem comentários: