The Great Old Ones-Al-Azif

O album dos franceses The Great Old Ones é para já a maior surpresa do ano por estes lados, isto no que ao Post-Black Metal diz respeito.
Brilhante em todos os sentidos, é um autentico manancial de emoções que se diluem ao longo de uns majestosos 52 minutos, tempo gasto num absorvente oceano onde o lado emocional do estilo se funde com uma estranha poesia sonora que mexe com o nosso lado mais psicológico, moldando a musica em algo proximo do distanciamento terreno...
Confesso que já os seguia á uns tempos tudo devido a uma curta preview que ouvi da banda, e se em apenas poucos minutos esta banda de Bordeus conseguia tocar ao de leve, agora que já ouvi o album inumeras vezes posso mesmo afirmar que estamos perante um dos mais poderosos albuns de 2012.
Como escrevi o territorio onde se movem é o tal Post-Black, mas em vez de apenas usarem o estilo para disparar descargas de violencia misturadas com ambientes supostamente calmos a banda consegue de uma forma perfeita unir variadissimas tendencias e influencias que originam autenticas obras de arte musicais.
Instrumentalmente são intocáveis e excelentes, sabem mexer os cordões do boneco de retalhos que criam dando uma aura de misticismo planante a cada nota que sai das colunas ou dito de outra forma imaginem uns Wolves In The Throne Room a usar a esperteza musical e mais actual de bandas como Nachtmystium ou Jumalhamara para se ter um curta ideia, embora considere que o que The Great Old Ones faz vai muito mais além daquilo que escrevi.
O lirismo deste Al-Azif (som noturno dos insectos e relacionado com o Necronomicon) versa sobretudo nos escritos do HP Lovecraft e se isto nos dias de hoje é bonitinho numa banda, aquilo que a banda mostra é um autentico compendio para os versos do escritor norte-americano já que o imaginario musical aqui ganha contornos quase inexplicáveis..
Sinceramente não existe mais a dizer apenas ouçam esta monumental obra de arte, provavelmente um dos melhores e mais intensos albuns que irão ouvir este ano...e comprem que vale a pena!!
 

1 comentário:

Unknown disse...

A minha cópia já cá mora :)