Anagnorisis-Beyond All Light

De quando em vez surgem surpresas assim do nada, ainda mais em estilos que aparentemente vivem num impasse criativo e num beco sem saida, é o caso desta jovem banda norte americana chamada Anagnorisis.
Apesar da aparente brutalidade do nome, não estamos perante mais um daqueles projetos parvos do Brutal Death sem substancia ou que verse sobre o lado mais animalesco do ser humano.
Aquilo que se passa aqui é bem mais interessante e que nos remete para algo entre uns Anorexia Nervosa sem o lado demasiado classico misturado com sintetizadores ligeiramente inspirados pelo ambiente agoniante de The Angelic Process sem no entanto deixar a já habitual ligação ao lado mais viajante do Post de fora ou até mesmo a espaços o espirito de algum USBM.
É neste quadro que a banda deambula musicalmente, criando momentos flutuantes onde o lado mais violento do Extreme Metal se funde com o que de melhor se fez na ultima decada dentro do Black Metal mais (digamos) mainstream sem no entanto fazer com que os temas soem algo penosos para se escutarem ou as coisas se percam em tecnicismos em demasia para se tornar aborrecido.
Alias aborrecimento é algo que não parece existir ao longo destas seis faixas e até a propria produção ajuda a dar um toque cheio ao album fazendo com que se crie uma estranha neblina enquanto escutamos temas poderosos como o soturno Abyss, só para mencionar um dos mais obvios.
Um album que tem uma aura algo apocaliptica e uma intensidade um bocado fora do comum e que geralmente já não se consegue apanhar muito num registo deste tipo com as coisas a serem feitas e a notarem-se cheias de alma, honestas e sem truques para nos enganar.
Para terminar apenas acrescentar que esta banda talvez seja um dos tesouros mais bem guardados do atual USBM e só espero que não deixem que este album vos passe ao lado, e tal como indica o titulo isto vai claramente um pouco mais alem de toda a luz...
Recomendado.
Podem ouvir aqui:

Sem comentários: