Purtenance-Awaken from Slumber

Quando começam a tocar os primeiros sons do novo album dos regressados Purtenance parece que se abre uma caixa de pandora e voltamos uns anos atrás..
Enquanto uns se viravam para o morbido calor vindo da Florida outros se deliciavam com o lado tosco sueco, alguns nomes mais Underground criavam ou ajudavam a cimentar alguns dos alicerces que hoje se ouvem no estilo e que muitos de nós julgamos super novidade, quando na realidade não são mais que revivalismos super bem feitos.
Esta banda finlandesa foi a par de Crematory (os suecos!) e Demilich uma especie de lado negro da força (europeia) na decada de noventa e que seguindo a atual pseudo-ressurreição que se vive tambem voltam com nova formação, mas com o mesmo obscurantismo e poder que tornou o Member of Immortal Damnation num dos albuns de culto para muita gente.
A novidade Awaken from Slumber é claramente um album com uma marca muito propria e com um carisma que se sente de longe quando comparado com muito do material que segue este legado ou esta marca mortifeira e tem os ingredientes certos para que a formula extrema resulte sem grandes alaridos..
O quarteto não se limita a destilar autenticos hinos de morbidez carregado com aquela especie de groove que nos faz lembrar uns Immolation ou até os agora discípulos Corpsessed em dados momentos tudo numa toada semi mid tempo (?!), mas tambem a atirar uns salpicos venenosos mais atuais em algumas faixas demonstrando que a banda não vem apenas porque sim, senão ouça-se temas como Risen From The Grave ou a Fields of Terror que são talvez os momentos mais altos do album para se perceber alguma coisa do que aqui se passa.
Em comparação com o ancestral primeiro album as coisas aqui não têm aquele toque que hoje quase seria considerado Death-Doom o que a meu ver acaba por ser um ponto extra para este album, alias os 27 segundos (sim leram bem) da segunda faixa (Hatred) dá logo uma estocada em todo e qualquer tipo de pensamento que possa surgir logo apos a introdução classica do album.
Dissecando isto de uma forma curta e crua, isto é um album de Death-Metal daqueles que valem a pena ouvir nos dias de hoje sejam novos ou velhos fans do estilo.



Sem comentários: