Year of No Light / Bagarre Générale - Year of No Light / Bagarre Générale


Os franceses YONL são na minha opinião uma das bandas mais marcantes dos ultimos anos dentro daquilo que se chama de Post-Metal e uma das que já não vive á sombra das influencias nem precisa de chavões para sobreviver num estilo que continua na crista da onda..
Com uma carreira quase gerada a pulso, sempre conseguiram traçar o seu rumo e criar albuns ou musicas surpreendentes e mais uma vez esta colaboração com Bagarre Generale prova isso mesmo.
Logo a abrir somos arrastados por um tsunami sonoro de nome "Sar-Ha-Olam" onde durante os sete minutos somos presenteados com algo muito proximo e com uma intensidade bem proxima daquilo que a banda mostra ao vivo... colaboração entre os dois nomes do split que acontece no segundo tema ("Chapelle Ardente") onde o ambiente toma as redeas da musica e cria algo que quase que se pode chamar de transcendental tal não é a intensidade sonora que se apodera de nós..doze minutos de um brilhantismo proximo daquilo vindo de alguns lançamentos da CoR, mas sempre agarrado pelo pescoço pela força de YONL...
Mas o grande destaque aqui é mesmo a ultima faixa de Bagarre Generale que fecha o ep (com chave de ouro diga-se) onde somos atirados para uma especie de Post-Black Metal que vagueia estranhamente por algo que tanto poderia estar numa OST de um filme epico qualquer como a dados nomentos nos fazer lembrar tanto os austriacos Summoning como até os proprios YONL com um assustador trombone pelo meio...e o resultado é absolutamente brilhante, e muito provavelmente o melhor ep/split/whatever feito pelos franceses até agora.
Sem mais a acrescentar, a não ser escuta obrigatoria!!!

1 comentário:

Ricardo Gonçalo disse...

Tenho isto aqui para ouvir. Depois faço um comentário mais promonorizado