Nader Sadek-..In The Flesh


Nader Sadek são uma banda ou melhor é o nome de um artista egípcio que nos ultimos anos trabalhou no lado cenico de bandas como Sunn O))), Mayhem etc.
Muita da parte visual que se vê nos concertos e a propria parafernalia ligada a estas bandas teve o cunho desta criatura..mas se até aqui o homem se dedicava somente a esses aspetos mais low-proflie resolveu seguir outros rumos e mostrar que para além do imaginario visual tambem se podia desenvolver um lado mais musical.
Curiosamente encontro alguns paralelos entre ele e o Josh Graham a nivel de processo evolutivo mas isso é outra historia que não entra aqui nem interessa..
Juntando um line-up de luxo, onde estão incluidos membros e ex-membros de bandas como Morbid Angel, Mayhem, Cryptopsy, Krallice, Monstrosity, Cattle Decapitation ou Behold...The Arctopus, o musico egípcio consegue criar um album bastante interessante na minha opinião.
Mas sejamos honestos, com esta equipa tambem não era preciso muito esforço para puxar os galões nem suar as estopinhas para se criar um album minimamente positivo.
E se o lado da promoção do projeto funciona muito na base dos musicos envolvidos restava ao Sadek apenas retorcar as arestas deste diamante para depois coloca-lo na montra.
Se conseguiu ou não, depende muito da forma como encararem o album agora, se forem fans dos musicos envolvidos certamente vão achar isto excelente, se estiverem a seguir ou dentro do lado extremo do DM atual provavelmente encontrarão aqui tambem um album interessante.
Agora se procurarem algo diferente ou ao nivel de um Parasignosis podem esquecer, atenção que isto não quer dizer que o album é banal, porque não é, mas muito daquilo que se ouve aqui remete para os tempos do Tucker enquanto vocalista de Morbid Angel, tanto a nivel de solos como da propria voz seja ele ou não a vociferar este material.
Mas logicamente que o resto dos musicos envolvidos dão, lá está, o toque magico que o material necessita, desde o som bizarro usado pelos Mayhem no Ordo ad Chao até á pujança mais violenta de uns Cryptopsy ou Morbid Angel dos ultimos registos.
Alias, um dos aspetos mais bem conseguidos aqui é a forma como se conseguem encaixar as mais variadas influencias destas bandas criando um som que acaba por resultar, quando á primeira ideia talvez não fosse muito provavel isso acontecer.
Por exemplo a "Petrophilia" consegue em pouco mais de cinco minutos fazer um resumo curtinho dos ultimos albuns de Mayhem e Morbid Angel.
Para mim o aspeto menos conseguido neste album é o som por vezes demasiado..não direi banal, mas algo simples de alguns riffs que destoam do resto, isto retira algum poder e torna o album menos homogéneo e intenso, não se nota muito mas por diversas alturas sente-se uma especie de coitus interruptus, (lol) tipo a parte mais progressiva no meio da Soulless, sofre um pouco disso o que torna estranho aquele contraste sonoro..e claro alguns deja-vus sonoros como a Mechanic Idolatry, se já ouviram esta entenderão o porquê.
Como deu para perceber não é um album perfeito, longe disso mas está bem conseguido e de escuta facil que remete um pouco para os albuns de DM da decada de 90, ganha imensos pontos pelo luxuoso line-up, existem boas ideias, embora ás vezes se note que a banda entra numa espiral demasiado intensa para o seu proprio bem, como se ouve na melhor faixa do album (Suffer)..
Gostava imenso que este projeto não se ficasse por aqui..existe muita ponta solta que certamente irá ser melhorada e mais desenvolvida no futuro e estes Nader Sadek se conseguirem retorcar esse lado mais obvio podem muito bem se tornar num monstro de DM daqueles que ficam para historia e não como um mero projeto de musicos conhecidos, como são vistos agora.
Mas resumindo, recomenda-se bastante sejam fans do estilo ou apenas meros curiosos de DM atual!

Sem comentários: