Usnea-Usnea


Terapia, medicação, droga, são termos muitas vezes aqui usados para descrever certas coisas que aqui são faladas/mostradas/divulgadas..
Pois bem os norte americanos Usnea encaixam-se não só nesse restrito lote de medicação altamente viciante como até mesmo o proprio nome nos remete para algo que está ligado á medicina mais tradicional/alternativa, que não interessa para aqui agora.
Este album e primeiro da banda de Portland é realmente abusivo e impressionante na forma simples como o quarteto se mostra atento ás novas tendencias de um genero que vive dias de gloria (e não mostra sinais de cansaço) as abraça e consegue dissolver numa poção magica completamente magistral.
O peso de uns THOU (vão ter que se aplicar este ano!!) aqui é como que absorvido dentro de um estranho ritual que se aproxima perigosamente dos territorios mais agrestes daquele Funeral Doom de tendencia mais lamacenta onde não se ouvem sinos nem samples e apenas se fica envolvindo num molhe de cordas entrelaçadas que nos puxam o pescoço e nos vão sufocando lentamente como se estivessemos á beira do abismo.
Riffs monstruosos que se dividem em partes que tanto se movem em hipnoticas melodias como de seguida se afundam num oceano de negritude florestal que quase nos deixam sem sentido ou melhor com os sentidos todos baralhados e num estado catatonico e quase disfuncional emocionalmente..
Falo em emocional porque este trabalho é daquelas obras que não só atuam como catalisador de peso como acabam por mexer com o nosso lado mais espiritual se é que me faço entender..viajante e com momentos que sugerem estados de transe musical, Usnea mostra aqui como é que um estilo geralmente associado á sujidade se transforma em algo que atua de forma completamente oposta e com resultados magicos e estranhamente cativantes ao ponto de ser tornarem terapeutas ao longo do dia a dia.
Por ai (se conhecem ou não) não sei, mas este album desde que o ouvi pela primeira vez tem sido uma especie de vacina diaria para todos os males...e uma presença mais que obrigatoria nos meus momentos mais pessoais.
Não existe mais a dizer apenas se gostam de algumas referencias que fui falando ao longo do texto, não deixem passar isto em claro é que posso estar enganado mas talvez estejamos perante um dos albuns mais intensos que iremos ouvir ao longo deste ano..
Obrigatorio!!
Ouçam aqui:


Sem comentários: