Idre - Idre



Os norte americanos Idre apresentam aqui o seu primeiro album e longo o que salta a vista é o role de influencias que supostamente associam á sua musica, pode parecer estranho mas colocar nomes que vão de Neurosis a Ennio Morricone num press-release , pode não trazer nada de bom, mas...a coisa resulta e de uma forma bastante interessante.
As bases da banda são o que atualmente se vai fazendo dentro do Post-Sludge e é a partir daqui que tudo flui e vai absorvendo os mais variados tons e envolvencias originando uma amalgama de sonoridades que nos vão atirando para coisas tão abstratas como a voz eterea de um David Galas ou algo perdido entre o King Dude e um qualquer vocalista gotico tudo isto sobreposto em momentos dessoladores onde o equilibrio do peso faz lembrar instrumentalmente uns Rwake perdidos na banda sonora de um Western do Morricone...
Como já deu para entender o principal interesse aqui é mesmo o ambiente que as duas faixas criam e a forma com o som nos vai envolvendo á medida que vamos ouvindo e transforma as faixas num interessante "crescendo musical" fazendo lembrar um pouco a formula usada por uns Neurosis por exemplo...e sim aqueles acordes iniciais trazem a memoria Process of Guilt mas é só por momentos.
Na segunda faixa as coisas são mais libertas e a banda atira-se para territorios mais agrestes e atinge o ponto alto quando a banda volta a focar o lado mais pesado e lento do Sludge/Doom quase no final.
Um album interessante, mas dificil e seco, muito devido aos vocais que embora tragam boas referencias por vezes nota-se que a formula não resulta na totalidade, talvez se fosse mais variado o transformaria em algo colossal como é realmente a parte instrumental, parte esta que se ouvirem com atenção é captada sem truques..
Resumindo é um album interessante de uma banda que talvez ainda tenha algo a dizer num futuro proximo, basta para isso limar umas arestas que acabam por ser naturais num primeiro album.

Sem comentários: