Burzum-Belus


Bem quem diria que depois de tudo o que se passou ainda iriamos ouvir Burzum.
Falar de BM depois dos anos 90 é falar obrigatoriamente de Burzum, uma das bandas centrais da tempestade demoniaca que se abateu sobre o Heavy Metal no Norte da Europa.
Não vou aqui puxar de novo todos esses acontecimentos, porque se existe algo dentro da musica extrema que já foi mais que rebatido, debatido e dissecado foram mesmo esses episodios.
Mas uma coisa é certa, depois daqueles acontecimentos todos o Underground metalico nunca mais foi o mesmo.
Mas vamos então falar um pouco deste regresso do Virkenes.
Actuamente Burzum continua a ser um nome incontornável dentro do BM seja ele na sua vertente mais depressiva,seja na parte mais "ambiental" ou na parte mais crua do estilo, goste-se ou não daquilo que o Varg criou ao longo das ultimas decadas muito daquilo que se ouve no estilo continua a ir buscar muita ideia e principalmente riffs aquilo que esta personagem idealizou para o seu projeto.
Mesmo estando preso o homem continuou a mostrar que ainda tinha algo a dar a um universo que ajudou a criar.
Se bem que esses lancamentos propriamente ditos não passavam de brincadeiras parvas e por vezes pateticas daquilo que já tinha feito, mas mesmo assim acabavam por ter o seu valor embora é certo que apenas se devia a terem o nome Virkenes por detrás.
Com a sua libertação e depois de algumas peripécias no meio Burzum está de volta aos velhos tempos e ainda a tempo de reclamar um espaço que nunca devia ter perdido.
"Belus" é talvez um dos albuns mais aguardados dentro da historia do BM e invariavelmente será alvo de milhares de reviews seja para o deitar a baixo (a parte ariana da coisa não ajuda e alguns não esquecem as atitudes do homem) seja para o louvar.
Por aqui aquilo que tenho a dizer é que se está perante uma das melhores coisas feitas pelo Varg desde sempre.
Tenho ideia que muito daquilo que aqui se ouve é um apanhado de material antigo e provavelmente este novo album talvez seja mesmo um jogo onde essas mesmas peças finalmente veem a luz que se vê na capa.
Quem ouvir isto e desconhecer Burzum talvez pense "foda-se que isto lembra bastante WITTR" quem conhecer talvez pense "foda-se não existem teclados e que raio de voz é esta?!" enquanto outros como eu preferem dizer "foda-se que grande album!".
Exactamente nem mais nem menos o que aqui se ouve é mesmo um album grandioso, carregado de ambientes "épicos e florestais", crú mas com um sentido melodico que o demarca do resto da manada actual de clones.
Os riffs aqui presentes são autenticos picos de gelo e a envolvencia da propria musica atira-nos para o meio dos anos 90 e este é um dos aspectos que mais gostei, conseguiu mesmo fazer-me recuar no tempo e sentir uma certa e estranha magia no ar quando ouço o album, não me perguntem o que isto é, porque é algo que só quem viveu aqueles tempos saberá sentir.
Musicas como "Kaimadalthas' Nedstigning" e "Sverddans" poderão soar algo estranhas devido á sua propria construção, mas o felling de salganhada hipnotica misturada com a melodia que se sente é algo que resulta bastante bem mesmo sendo algo estranho para Burzum.
Então a "Sverddans" é um dos temas mais Heavy Metal que a personagem criou quase fica com a estranha ideia que Burzum está a fazer uma cover de uma qualquer banda de necro thrash mais antiga.
Mas como disse em cima para além disto existem aqui momentos brilhantes como os 6 minutos da majestosa "Keliohesten" ou as fantasticas "Belus' Død","Morgenrøde" e "Belus' Tilbakekomst",sendo que estas duas têm uma espiral de riffs verdadeiramente brutais.
Em suma isto é quase obrigatorio para todos os fans de BM de quase todas as vertentes e goste-se ou não, Burzum está de volta e mesmo com a velha ideia do "BM is for White People" atravessada está-se mesmo perante um album surpreendente, carregado de carisma e com uma aura como só estes nomes sabem fazer.
A par dos albuns de Abigor e Irradiant este Belus é para já um dos momentos mais intensos de 10.
Obrigatorio.
http://www.megaupload.com/?d=AWP348PZ

Sem comentários: