Storm Legion-Desolation Angels


Segundo album para Storm Legion e na minha opinião um dos mais interessantes albuns de musica extrema feitos até hoje dentro daquilo que muitos chamam da "cena portuguesa".
Se por lado temos por cá projetos que tentam usar duma forma bem angustiante o termo "Lusitanian Black Metal" existem outros que embora pouco tenham a ver a a tal angustia sonora "Lusa" procuram desenvolver uma especie de BM de contornos mais similares com aquilo que vem de fora e adicionar um pouco desse triste fado lusitano.
Para tentar entrar dentro desse universo basta ver aquilo que ouve nos ultimos albuns de Corpus Christii ou de uma forma não tão metalica uns Ars Diavoli.
Os Storm Legion situam-se um pouco entre estes dois reinos, embora não tão suicidas quanto A.D. e não tão extremos quanto C.C. conseguem criar um trabalho de contornos obscuros e depressivos que não é muito vulgar dentro daquilo que se faz actualmente dentro do genero.
Embora se notem bastantes semelhanças vocais com aquilo que o NH faz em Christii a banda liderada pelo Ainvar (ex SiriuS) consegue captar de uma forma bastante envolvente a aura musical que se sente muita vez vinda das bandas de uma Northern Heritage por exemplo.
Já que o extremismo funde-se em muitos aspetos com aquela "beleza eletrica" saida das guitarras de algumas dessas bandas, mesmo não conseguindo criar momentos que nos arrastem ou façam bater com a cabeça nas paredes aquilo que se ouve é um retrato fiel das variadissimas influencias dos seus membros.
E se no album anterior se sentia um pouco um clima algo Kronet Til Konge isso aqui acaba por desaparecer por completo e a banda talvez mais influencia por um certo Doomismo transforma os temas para lhes dar a tal influencia lusitana que falei em cima.
È que embora a base seja mesmo o BM a estrutura e riffs denotam uma aproximação mais sentida ao Metal mais tradicional, acabando por percorrer varias vertentes e formas dentro do genero desaguando no BM que se ouve aqui.
Um bom tema para se sentir isso mesmo é a "Lost and Forgotten" que vai do BM ao Doom e se atreve quase a pisar os ambientes mais estruturados do Orthodox BM e transformando esta faixa como uma das mehores que aqui se ouvem.
Destaque tambem para o impressionante trabalho de bateria do Vuko, musico que aqui empresta a sua mestria e dando um toque bem especial ao album conseguindo mesmo criar um dos melhores registos atrás do drum kit que ouvi nos ultimos tempos.
Versátil,poderoso e extremo sempre que as musicas o pedem e bastante generoso na hora de mostrar ambiente ás musicas...e isto é algo que não se ouve todos os dias acreditem, mesmo tocando de uma forma bem tradicional o ex SiriuS mostra que afinal não perdeu as suas capacidades (ouvir sff os albuns de SiriuS).
A nivel vocal apenas peca um pouco pela semelhança com Corpus Christii que poderá induzir muita gente em erro já que o timbre vocal do Ainvar é quase uma copia fiel aos lamentos cuspidos pelo NH nos seus projetos...o bem ou mal, como queiram, estas vocalizações são as que melhor se acabam por enquadrar dentro deste estilo na minha opinião.
Resumindo isto em poucas linhas, considero este Desolation Angels como um dos melhores trabalhos de BM feitos até hoje dentro do reino malefico nacional a todos os niveis, desde a composição dos temas, á maneira como tocados e acabando na propria produção limpida e metalica como não se ouve muito dentro deste estilo nos dias de hoje.
Um album sem duvida alguma para descobrir e ouvir bastante nos proximos tempos porque isto está realmente muito bom, mesmo não se gostando do estilo em si existe aqui muito material capaz de agradar a quase todos os fans de Metal seja ele mais arcaico ou mais moderno, moderno não num sentido literal mas num sentido de actualidade.
A descobrir..
http://www.myspace.com/stormlegion

Sem comentários: