Mitochondrion-Parasignosis


Quando se ouve um album que desde logo nos dá a ideia que se está perante algo unico e inovador, geralmente acontecem duas coisas.
Primeiro começam-se a encontrar paralelos com aquilo que de melhor se faz dentro de um estilo e segundo coloca-los na linha da frente do movimento musical onde se inserem.
Digo isto antes de ir ao album para tentar explicar o porquê de nos ultimos dois anos ter andado a referir quase sempre Mitochondrion no role de bandas mais á frente no que ao DM diz respeito e a menciona-los quando iam aparecendo albuns que considerei como peças imperdiveis do estilo.
Pois bem todo o "esforço" lirico que tive acabou por ter resultados positivos, aliás superou mesmo ao maximo todas as expetativas que tinha para o segundo trabalho dos canadianos Mitochondrion, e se já tiveram oportunidade de o ouvir (acredito que sim), verão que este Parasignosis não é só um album brilhante mas tambem uma peça incontornável da historia da musica extrema e um classico bem atual.
Para mim é atualmente o meu album favorito de Death-Metal enquanto estilo musical, superando obras antigas como mais recentes, já que as "novas" e escuras tonalidades criada pela tripla Nick, Shawn e Karl impressionam pela forma como desenvolvem um estilo que cada vez mais parece ganhar novas formas...
O titulo é um suposto estudo ou conhecimento do parasitismo (Para-Signosis) e é partir daqui que estes "mitocondrios" se vão movimentando no organismo celular do DM, colidido entre si e gerando uma estranha energia notoriamente nuclear ficando-se com preceção que aquilo que desenvolvem não é mais que pequenas particulas de som que são colocadas dentro de um acelerador para depois colidirem entre si, gerando destruição e radiação, como se a fisica se transformasse em sons extremos..
Dito isto, já deve dar uma ideia da complexidade musical aqui presente e da forma como a banda a retrata ao longo das oito faixas aqui presentes.
Complexidade essa que parte de inumeras influencias do movimento sendo que as mais obvias são mesmo Morbid Angel, Portal ou Immolation mas não se ficam por aqui vão buscar um pouco do ambiente obscuro de albuns antigos como o "Legion","In Their Darkened Shrines" ou "Ownard To Golgotha" e mais atuais como o "Swarth" ou "Beheaded Ourobouros" elevando-os para o nivel seguinte, não esquecendo é claro as regras mais ancestrais do estilo onde os solos tipicamente floriadianos dão um sentido de naturalidade impressionante a este monstro, sendo que alguns na minha opinião são do mais malvado que já ouvi, até na forma como misturam e partem a dissonancia com o proprio extremismo musical afogando-o numa imensidão de obscuratismo acaba por dar uma nova viragem áquilo que vulgarmente chamamos de Death-Metal..
A propria construção|desconstrução dos temas não tem igual hoje em dia, e poucas bandas conseguem juntar em apenas varios minutos todo um estilo e ainda lhe dar uma nova prespectiva.
Ouça-se os casos da espantosa faixa titulo, a trilogia de parasitismo inicial que abre o disco, ou a impressionante "Trials", até mesmo nas deambulações mais atmosfericas a banda consegue fazer chegar até nós um peganhento mural sonoro que nos deixa numa estranha e absorvente ebulição mental acabando por transformar tudo o que de excelente se ouvia no mitico Archaeaeon e dando-lhe o seguimento natural..
Um registo que não só rebate tudo o que foi feito até hoje, mas dá tambem uma nova imagem daquilo que o DM ainda tem para dar no futuro, é que depois de mais de uma decada de aparente coma o estilo está novamente a ser reanimando por bandas como Mitochondrion, Portal, Dead Congregation, Ulcerate, Witchrist, Vasealeth isto só para escrever alguns nomes, não se trata de tiros no escuro, isto é certeiro acima de tudo bem mortal, está quente, bem quente e ao longo deste ano preparem-se que mais petardos virão..está aberto o segundo diluvio..
Obrigatorio, recomendado, e uma peça unica, não deixem é passar provavelmente o melhor album de DM de todos os tempos ao vosso lado...
Destaque tambem para o excelente artwork criado pelo Alex Brown no booklet do cd tanto a nivel grafismo com a nivel visual..
Perfeito!
http://www.mediafire.com/?tbnnw3bzholos2e
Fica aqui esta para ouvirem:

2 comentários:

Floresta disse...

E os espertos da Terrorizer deram 7 a isto *facepalm*

::ZyK:: disse...

Sim eu li..continuo a considera-los uma referencia, mas ás vezes é com cada uma..bem é opinião deles.Já a Loud! e a Zero Tolerance dissecaram mais ou menos o valor disto.
Album fenomenal na minha opinião.