Sect-Doomsday


O BM na ultima decada quase que deixou de ser unicamente uma simples ramificação do vulgar Metal, o estilo goste-se ou não, cresceu, criou raizes e começou a dar novos frutos.
Se por um lado a vertente mais crua continua bem viva no submundo por outro a expansão do genero deu origem a algumas perolas que bem poderão ser as bases (embora ainda embrionarias) de uma sonoridade que tem muito mais para oferecer do que geralmente se pensa.
Sect são um nome que embora nascidos e crucificados no lado mais liturgico do estilo conseguem ao segundo album aquilo que muitas bandas procuram ou seja um som tenebroso onde a vertente basica explorada no inicio atingue a maturidade e os revela na plenitude.
Vindos da cidade de Murmansk na Russia, este projeto consegue criar aqui aquele que é para já uma das maiores surpresas deste ano dentro do BM, e a forma como exploram o lado mais misantropo do BM certamente impressionará muitos mais por ai, isto claro se chegarem até eles.
Com bases bem assentes no tipico universo depressivo que bandas como Shining tão bem exploraram num passado cada vez mais distante, Sect parece terem entranhado na alma algo mais e a espaços entra-se em territorios que parecem ser subjugados e extraidos da mente de uma qualquer cela cheia de malvadez humana onde a aura e a malicia parecem ganhar forma.
Uma forma estranhamente invulgar e pesada que soa a tudo menos a vulgaridade.
Os temas seguem a sensibilidade arquitectada do BM vindo de leste, mesmo sem possuirem ao contrario do que supostamente seria normal ou que daria a entender os habituais momentos irreligiosos para adensarem o som como fazem algumas bandas em vez disso apostam na simplicidade instrumental (se é que se pode escrever isto) e encontram a formula certa para mostrarem o seu (novo) lado neste Doomsday.
Riffs gelidos e ligeiramente dissonantes que lembram ao de leve Jumalhamara, Ondskapt (antigo), Blaze of Perdition ou Ascension (por ex) onde tudo se envolve com vocalizações vociferadas em russo, maioritariamente arranhadas, onde por diversas se junta uma voz feminina que acrescenta um toque epico ás faixas é algo que parece bem conseguido e que nos leva até alguns nomes dos meios de 90 do movimento.
Enfim um album adulto de BM por assim dizer, que explora muita coisa mas sem sair do seu espaço, puxa até si diversas influencias que acabam por se renovar ou simplesmente aplicam-se no meio deste testemunho sonoro de misantropia apocaliptica.
È odioso e raivoso quando tem de ser, "ambiental" e epico quando a banda entra em transe e cativante (a musica que encerra o album -"Revelation"- é um hino!) o suficiente para quem como eu procura sempre algo mais dentro de um estilo, tudo isto junto origina um dos grandes trabalhos de BM para este ano.http://www.blogger.com/img/blank.gif
Foi editado numa edição limitada de 239 copias em formato digibook este ano e bastou pouco tempo de escuta para fazer a compra, não sei como estão as vendas mas se gostarem comprem que pelo aspeto grafico vale a pena, a minha copia deve estar a chegar por estes dias..
Resumindo um excelente album de BM que tanto soa moderno e explorador como o contrario, a unica certeza é que estamos perante uma monumental peça de musica extrema que poderá ser essencial em breve.
Recomendado e obrigatorio.
http://deathkvlt.com/
http://www.megaupload.com/?d=GOQNGLRP

Sem comentários: