Wooden Stake-Dungeon Prayers & Tombyard Serenades


O texano Wayne Sarantopoulos ou Elektrokutioner como geralmente é mais conhecido tem sido nos ultimos tempos um dos musicos mais em voga dentro da atual cena norte-americana, projetos como Tombstones, Scaremaker, Decrepitah e especialmente Encoffination quase não precisam de apresentações para quem segue minimamente o Underground.
Os Wooden Stake, são mais um nome a juntar ao universo criado pelo Elektrokutioner e desta vez as coisas não seguem o atual sentido extremo que o homem costuma dar aos seus projetos, embora o lado oculto e mistico aqui ganhe mais evidencia e formas bem mais circulares...
Com ele a banda conta com a voz e baixo da vocalista Vanessa Nocera e é com base na musica criada por estas duas personagens que Wooden Stake se afirmam na minha opinião, como um dos mais interessantes projetos atuais de inspiração Doomica, vindos do outro lado do Atlantico.
A lista de influencias é enorme e passam por Electric Wizard, ShEver,Murkrat,SuBrosa nomes que se forem familiares já ficam com uma ideia daquilo que é aqui explorado instrumentalmente..
A banda ao entrar por estes caminhos, é logico que a bruxaria oculta está bem evidente, o que acaba por ser perfeitamente natural já que este ponto costuma ser uma das trade-marks do Elektrokutioner nos seus projetos.
O som aqui á pala disso ganha uma estranha envolvencia de onde emanam fragrâncias ritualisticas que buscam o lado diabolico que nomes como The Devil´s Blood ou Sabbath Assembly embora Wooden Stake não seja ao contrario destes tão influenciado por Coven e afins, aqui o som é mais duro, negro, sufocante e onde o inspirador fumo não só relaxa como nos abre portais para o lado cinematografico serie-b como nos enfia numa catacumba onde uma estranha seita pratica artes negras.
A voz da Nocera é um dos pontos mais altos deste album, duma suavidade fantasmagórica origina uma especie de eco que parece dançar com os excelentes riffs aqui presentes criando um efeito que se situa por entre a magia e o feitiço que nos impede de ficar indiferentes.
Resumindo um album que gostei imenso, mesmo muito, que apanha o comboio do estilo e mesmo parecendo algo datado consegue ser bem atual.
Posso estar enganado, mas dentro deste estilo acho que não vão ouvir algo tão bom nos proximos tempos e mais, julgo que estamos na presença de um classico do universo Doom.
Obrigatorio.
http://www.filesonic.com/file/420123551

Sem comentários: