Saturnalia Temple-Aion of Drakon


Ouvir musica nos dias de hoje pode ser para muita gente um simples ato banal, podemos não prestar atenção, podemos estar a seguir um hype qualquer ou podemos simplesmente encostar o corpo a um sofá e pensar que é para momentos como estes que somos feitos..
O novo album de Saturnalia Temple e primeiro se virmos bem as coisas é provavelmente uma das obras mais completas e interessantes surgidas desde que existe um estilo musical chamado Doom-Metal e claro o expoente maximo para as ultimas letras do primeiro paragrafo.
Pode parecer meio arriscado afirmar uma coisa destas, mas aquilo que se ouve no Aion of Drakon, é um daqueles trabalhos que para serem ouvidos convem acender umas velinhas, fechar todas as portas e janelas e depois deixar-nos levar para dentro de uma especie de liturgia musical completamente hipnotica e demoniaca, onde todos os nossos sentidos são postos á prova..
Se o som de Ghost pode ser um sonho para muita gente este album de Saturnalia é o oposto completo, um autentico pesadelo onde o Doom é envolvido em mantos de negritude sonora onde a feitiçaria aqui praticada nos consegue fazer visualizar mentalmente uma estranha celebração em honra de uma qualquer entidade maldita.
Ouvir este album é mais que um ato de fé, é mais que celebrar o lado mais obscuro daquilo que nos rodeia, na minha opinião aproxima-se a uma autentica experiencia religiosa que deve ser presenciada e escutada com o mais profundo respeito e devoção..
Todos os temas são do melhor que se pode encontrar no estilo e existe aqui muita coisa para se ouvir de olhos bem abertos desde provocações alucinogenicas de uns Electric Wizard, riffs monstruosos que rebuscam o passado mais colorido de Black Sabbath embora aqui tenham a tal cobertura mais obscura do estilo que falei em cima, muito hipnotismo, por vezes de uma beleza bizarra completamente viciante como o que acontece na faixa titulo onde o riff inicial mais parece uma serpente a enrolar-se no nosso corpo, aplicando-se o mesmo á espantosa "Black Magic Metal", embora nesta o som seja mais linear e simples só que quando entram os vocais do Tommie se note que talvez não seja bem assim..
Neste aspeto a criatura não só demonstra aqui que tem realmente uma aura especial mas que parece estar possuido por um qualquer feiticeiro..a forma como ele declama e faz vibrar as musicas é brilhante, mesmo que se note em alguns casos que a produção ajudou ligeiramente, mas o resultado final transformou-o literalmente numa especie de invocador das artes negras..linhas repetidas, soturnas, envolventes e horrorosas que encaixam de uma forma exemplar no meio daquela poção magica que é este album (e na minha opinião um dos melhores registos vocais de sempre no estilo).
Se a musica é para ser vista como algo que vem de dentro e se une com o a nossa alma (cliché!) sinceramente a mim parece-me que este Aion of Drakon não só tem isso como nos puxa para algo completamente sobrenatural, provocando as mais variadas e estranhas sensações enquanto se ouve.
Obrigatorio, recomendadissimo e um dos albuns mais fascinantes que ouvi na minha vida até hoje!!
Juntamente com o Parasignosis de Mitochondrion e o Transformation de Sonne Adam está por agora elaborado o meu top 3 de 2011.
Deixo-vos aqui aquelas que são para mim as melhores musicas do album (se é que existem):

2 comentários:

Anónimo disse...

O The Destoyers of all do Ulcerate estaria em que colocação do seu top 2011? E queria agradecer por me apresentar Ulcerate, pois atualmente é uma das minhas bandas favoritas, valeu Zyk, fou fã do seu blog!

::ZyK:: disse...

Até ao momento estaria sem duvida no meu top 5.
Excelente banda mesmo!!
Obrigado pelas palavras :)