Glorior Belli-The Great Southern Darkness


The Great Southern Darkness era um dos albuns que mais expectativas criavam por estes lados por duas razões.
A primeira é claramente a sonoridade refrescante que esta banda francesa conseguiu criar nos ultimos albuns principalmente no anterior album "Meet Us.." que os tornou de certa forma unicos dentro daquilo que se supostamente se poderia esperar dentro de um estilo como o BM.
E a segunda é tentar perceber se o material mostrado tem realmente pernas e alguma logica para andar depois da enorme, digamos progressão a que se sujeitaram após o excelente "Manifestating The Raging Beast" e "Meet Us..", talvez este album viesse tirar algumas duvidas daquilo que seriam capaz.
O projeto 11 as in Adversaries com todas as suas polemicas sonoras e sensações estranhas foi a melhor forma de espantar alguns fantasmas que poderiam existir no seio de Glorior Belli..
Com as aguas (turvas) separadas finalmente Glorior Belli mostra aqui mais um album de contornos sulistas onde novamente são exploradas influencias algo incaracteristicas e que geralmente não se costumam associar a um estilo como o BM, ainda mais vindas de uma banda francesa.
È certo que ainda se encontram residuos do lado mais extremo, a Bring Down the Cosmic Scheme é um bom exemplo, mas a banda consegue unir quase na perfeição esse lado mais violento com riffs que poderiam estar numa qualquer banda de Stoner/Sludge vinda do Lousiana (conferir a They Call Me Black Devil ou Per Nox Regna).
Mas se isto poderá até soar normal atendendo ao ultimo album, faixas como o tema titulo poderão surpreender ainda mais quem estava habituado a ver a banda a dissolver as coisas, já que aqui é quase obvio que a banda não tem receio de chocar ou entrar em campos bem mais arriscados do Southern Rock.
O jogo de influencias no album, ainda é mais perigoso se comparado com o anterior com a parte instrumental por vezes a pairar naqueles riffs alucinados que vagueiam entre uma qualquer banda de BM mais contemporânea como Secrets of The Moon e até mesmo de Glorior do passado e uns (vou arriscar) Down ou Alice In Chains.
O resultado final acaba por ser meio nem agua nem vinagre, tem bons momentos sem duvida mas acho que o album em si é meio desiquilibrado acho que Glorior Belli ainda se está a tentar descobrir no meio daqueles campos de algodão, mas mesmo assim eles criam o raio de um som bem original isso ninguem pode negar.
Ouve-se na boa mas mesmo assim continuo a gostar mais dos ambientes do Meet Us At The Southern Sign" , o primeiro ponto de encontro no meio desta encruzilhada demoniaca que a banda criou por terrenos menos obvios, espero que encontrem mais um cruzamento para se redefinirem totalmente e quiçá de uma forma ainda mais estranha.
Na falta de uma Negative Incarnate ou das que falei no texto fica mais uma vez:

Sem comentários: