N.I.L.-Neglect.Forget.Remember


Nihilism Is Liberation ou simplesmente N.I.L. são um projeto quase de culto do USBM já que contem na sua formação um tal de Imperial, mais conhecido pelas suas andanças por Krieg, Twilight ou dos excelentes March Into The Sea já aqui falamos á uns longos tempos atrás, mas ao contrario do que se possa pensar esta banda não segue propriamente o emaranhado sonoro que percorre o movimento atual, limitam-se a oferecer BM gelido e cortante com ligeiros laivos que entram levemente por territorios proximos do rotulo Pagan BM, dissecando o som e atrasando todos os seus movimentos..
Dividido em 3 partes este novo ep é algo que me agradou bastante, isto depois do interessante e de certa forma já datado album homonimo de 2007 que na altura ombreou com algum material de nomes como Nacthmystium, Leviathan ou Twilight, bandas que nesses tempos ainda não tinham atingido o patamar dos dias de hoje mas que já se afirmavam e estavam na linha da frente daquilo que de mais interessante o USBM tinha para oferecer..
Mesmo sendo NIL uma banda com o mesmo line-up de March Into The Sea já que o J.Marcheski é a outra parte desta equação sonora, o duo consegue criar ou melhor virar os ambientes mais Doomicos explorados nessa banda e aqui adensa-los de uma forma mais crua e virada para ambientes quase pre-historios do BM.
A simplicidade sonora ganha bastante na forma como se vão aplicando ao longo dos 20 minutos diversos sons que vão assombrando as faixas sejam eles na forma de riffs muito proximos de um lado mais melodico e explorado já no passado por algumas bandas como Hades, Drudkh ou até mesmo uns Abigor dos tempos mais florestais, quer no proprio ambiente que o ep consegue transmitir, BM daquele que consegue emanar um estranho feitiço á medida que se vão percorrendo as faixas..
Confesso que fui ouvir este novo ep sem o minimo de expectativas, ainda mais nestes dias que o novo de Leviathan já ai anda, mas tambem tenho que confessar que depois da primeira escuta tudo mudou e tenho andado meio pregado a este ep..
O carisma ou a falta dele que se sente no meio deste niilismo sonoro acaba por ser um dos mais absorventes factores para nos entranharmos pelo meio destes devaneios sonoros e perguntar-mos a nós mesmos porque raio estes gajos estiveram quatro anos sem lançar material...fazem falta bandas assim.
Recomendado.
http://www.mediafire.com/?e4b5k1id54ri982

Sem comentários: