NunFuckRitual-In Bondage to the Serpent


Confesso que este tipo de projetos ou all-star bands nunca foram, digamos algo muito expectavel ou excitante por estes lados, ainda mais quando os musicos ás vezes em vez de criarem algo com pés e cabeça acabam mais por meter os pés no meio da cabeça, mas isso é outra historia.
No caso de NunFuckRitual, tambem não esperava grande coisa se bem que havia algo meio estranho a pairar pelo meio das primeiras noticias..talvez se devesse mais á curiosidade de tentar perceber o que raio estaria a fazer o Dan Lilker ali no meio daquilo.
Explico, é que juntar-se a membros de Mayhem, Altaar e Tyrant para criar um projeto de Black-Metal de tendencias meio ritualista e ambientais, foi algo que achei meio bizarro, para não dizer mesmo wtf!!
Mas agora e ao fim de umas semanas a absorver toda esta essencia demoniaca, acho que este In Bondage to the Serpent, não é só um dos trabalhos que mais gostei de ouvir este ano, como se transformou numa especie de vicio quase diario que se apoderou de todos os meus sentidos e sobre o qual é quase impossivel não estar perto.
Convem dizer ainda que para alem dos musicos das bandas que mencionei em cima acrescentasse ainda a participação do Atilla Csihar e do Ravn numa das faixas, mais concretamente na excelente Komodo Dragon,Mother Queen, sendo que as restantes ficam entregues ao Espen de Altaar.
E aqui reside uma das particularidades deste album, já que o toque macabro que o vocalista consegue imprimir aos temas, uma mescla de feitiço e hipnose sonora é realmente soberba.
Embora seja claramente influenciado pelo ambiente vocal do Csihar, o Espen é quase uma voz de comando dentro do ritualismo sonoro em toada lenta que a banda aqui apresenta e que dá a entender realmente ou melhor oferece de uma maneira bem honesta aquilo a quem se propoem.
Não é BM furioso como talvez desse a entender devido aos musicos envolvidos ou até ao estranho nome adoptado pela banda nem se assiste aqui a bizarros andamentos sonoros numa tentativa de querer parecer algo muito vanguardista, é um excelente album de facil escuta e com uma envolvencia espectacular, por vezes até se nota uma simplicidade estranha, mas que consegue levar e elevar quem o ouve até outros estados mais transcendentes.
Vive muito do ambiente, como disse, mas talvez seja mesmo este o seu primordial objetivo.
Quanto a vocês não sei, mas para mim NunFuckRitual foi talvez a maior surpresa deste ano dentro do BM mais mainstream é que isto é daqueles albuns á antiga que convem serem ouvidos com uma vela acessa e no meio da escuridão.
Afinal a montanha não pariu um rato o rato é que engoliu a montanha...
Obrigatorio e essencial e vai estar dentro do meu top 10 deste ano...claramente!

2 comentários:

Unknown disse...

Abriu-me o apetite, muito boa dica.

prla1983 disse...

"Afinal a montanha não pariu um rato o rato é que engoliu a montanha..."

Awesome. Bom álbum, também.