Enslaved-Vertebrae


O crescimento desta banda é algo que se pode comparar a muita coisa,mas o que me vem a mente neste momento são os estagios da formação de uma borboleta.
Passo a explicar:
Enslaved comecaram como uma larva a mover-se nos dominios do underground,arrastados como tantos outros nomes no meio da fauna metalica extrema,mas com o passar dos anos conseguiram ou atingiram estados de transformação incriveis.
Aconteceu com o Monumension que os fechou numa especie de crisalida pronta a renascer/explodir de novo a qualquer momento.
Varias tentativas se seguiram para sair cá para fora,mas sempre um pouco "frustadas",porque apesar dos excelentes albuns notava-se que ainda não era aquele o estado perfeito para a banda se é que me faço entender.
A criatividade revelada pelos musicos com aspecto Viking parecia demasiado grande para aparecer logo assim do nada e nada melhor que ir dando tempo ao tempo para que se fosse revelando toda a beleza musical da banda.
O tempo pode não trazer coisas boas mas faz-nos crescer e isso nota-se finalmente aqui.
Das vezes que ouvi o album(e não foram assim tão poucas) acho que posso dizer que é o melhor e mais completo trabalho deles até a data.
Cheio de pormenores deliciosos e encobertos é absolutamente magica e relaxante a escuta deste album.
Com uma parte inicial surpreendente que lembra de certa maneira o trabalho de Isis, comecam a notar-se finalmente as cores do bichinho que se encontra dentro daquele casulo de aspecto monstruoso.
Alias nota-se que a banda do Turner é talvez a maior influencia sonora aqui escutada,não no sentido copia mas num sentido digamos de influencia subliminar,já que a base dos ultimos trabalhos leva com umas pitadas de um som que quase pode ser considerado shoegaze,introspectivo e planante e isso nota-se bastante nas partes vocais mais cantadas e nalguns solos de guitarra.
E isso resultou estupidamente bem,muito bem mesmo fica-se com a ideia que existe um movimento/sentimento que mexe com cada ponto nervoso do nosso organismo.
O tema "Ground" é arrepiante aquele refrão seguindo do solo meio Pink Floyd inspired consegue eriçar todos os pelos dos meus braços.
Outro tema que adoro é o tema titulo feito de uma simplicidade tão honesta que chega a ser "maldoso" pensar que foi esta banda banda criou um album tão marcante chamado "Frost"...e por falar nos velhos tempos que dizer do riff principal ou na estrutura do "New Dawn"?
Acho que não existem palavras apenas ouvindo.
Nota-se tambem que o trabalho criado em Trinacria de certa maneira acaba por influenciar este album de uma maneira bastante subtil se ouvirem com atenção certas partes dos temas ou na maneira como são criados alguns temas...apenas falta um pouco da maquinaria das Fe-Mail e um exemplo obvio parece-me ser por exemplo um tema como o Neurosis/Red Harvest(lentos)/Tool "Center",mas é apenas uma ideia que tenho estado a criar na minha cabecinha..
Parece-me tambem que a dupla Barresi/Marino puxou muitissimo pela banda,mas isso deixo para quando tiver o album palpavel nas maozinhas.
Esqueçam o que andam a ouvir coloquem tudo em stand by e deem a atenção necessaria a este fantastico album pode parecer cliché mas dá mesmo gosto ouvir albuns assim.....MAGICOS e um serio candidato a album do ano....fiquei de rastos.
...a borboleta libertou-se finalmente e voou para longe....
http://rapidshare.com/files/138103346/Enslaved_-_Vertebrae__2008__by_brendo333.rar

3 comentários:

Anónimo disse...

Para mim um dos melhores albuns do ano, pelo menos no meu top 5 deve estar de certeza!

Anónimo disse...

brilhante. é disto que o meta precisa, qualidade.

Edpapel disse...

Realmente excelente!!! O meu cd não para de tocá-lo!!! Vertebrae é raro, e de tão simples, quase perfeito!!!