Borgne-IV


Sentem-se e preparem-se para a viagem que se segue.
È certo e sabido por quem aqui passa que DarkSpace são uma das minhas bandas favoritas e a unica actualmente que conseguiu pegar no legado de Limbonic Art e Emperor e transforma-lo em algo verdadeiramente fascinante,disso não existem duvidas e quem os conhece sabe bem do que estou a falar.
Pois bem com base nisso as minhas explorações por vezes centram-se na procura de bandas que tenham como influencia alguns destes pontos e procuro alguns resultados,mas é bem verdade que não é facil por vezes,mas de vez em quando lá surgem nomes que me deixam completamente á deriva.
O mais recente caso é o dos Borgne,banda vinda de terras helveticas que lança agora o seu quarto album, e que album meus meninos,finalmente a banda conseguiu libertar-se da aparente tosquice industrial do anterior III e fazer algo impressionante.
Saido da mente de um tal Sergio Moplat aqui com o nome Bornyhake, unica personagem por detrás da criação da banda,que aqui nos presentea com uma mescla sonora de extremismo sinfonico de contornos cosmicos.
Sim, é certo que DarkSpace é a principal influência e a mais visivel mas para além deste ponto outros factores e linhas são absorvidos no meio desta transcêndencia sonora.
Primeiro o crepusculo visual em tons acastanhados que se vai sentido no ar e que lembra bastante algumas passagens mais etereas de uns The Angelic Process misturados com Lunar Aurora mas sempre com a tal profundidade cósmica e extrema a envolver as musicas.
Acho que quem conhece estas bandas já vai ficar com uma imagem sonora daquilo que se ouve ao longo destas seis musicas e o resultado é brilhante muito bem conseguido mesmo.
Se no anterior album o projecto se perdia um pouco na parte orgânica, enquanto a parte maquinal até estava interessante, aqui estes dois pontos juntam-se e criam a simbiose perfeita para este tipo de sonoridade conseguindo mesmo criar uma especie de buraco negro que suga tudo á sua volta.
A vertente mais orquestral tambem tem uma palavra a dizer já que chega a trazer de volta aqueles ambientes do In The Nightside Eclipse de volta,não os supera que isso é impossivel mas são uma influencia directa.
Tudo isto resulta num ataque sonoro aos nossos sentidos,feito de uma forma complexa por vezes irreal e completamente hipnotizante, isto falando claro naquilo que se sente quando se ouve este magnifico trabalho de BM.
Obrigatório.
http://rapidshare.com/files/232403741/Borgne-IV-2009-BERC.rar

2 comentários:

aBisMo disse...

Caro Sr Dr.!

Obrigado por mais esta receita, bem ao jeito dos meus gostos e maleitas. Há sem duvida algumas influencias de Darkspace contudo, nota-se que falta a coesão sonora de Darkspace e toda a sua estrutura psicadélica mas na minha opinião propositada pois quiseram dar um cunho pessoal ao trabalho, o que é de louvar nos tempos que correm. Se com Darkspace somos projectados para os confins do espaço com Borgne acabamos de passar Jupiter em direcção à imensidão do espaço mas a trajetoria a seguir é diferente apesar do destino ser o mesmo.

Fico aguardar novo receitário médico.

Abraço,

aBisMo

::ZyK:: disse...

Cool :)