Lux Ferre-Atrae Materiae Monumentum


Existe uma coisa engraçada dentro do BM actualmente,apesar do termo Lusitanian Metal ter sido adoptado aqui há uns anos largos por uma certa banda bastante conhecida actualmente, aquilo que se ouvia era na realidade era o aproveitar de sonoridades arabes mistura-las com um certo vampirismo romeno e usar uma ou duas frases ditas em portugues.
Pois bem os tempos mudaram e nos dias de hoje assiste-se ao nascimento de um estilo que poderá ser realmente associado a esse rotulo,tanto para bem como para o mal.
Tudo isto para tentar enquadrar o novo album de Lux Ferre "Atrae Materiae Monumentum" que poderá surpreender alguns e desiludir outros.
Se alguma vez existiu um album pleno de satanismo extremo por cá, o Anti-Christian War Propaganda foi um deles juntamente com o primeiro de Corpus Christii,o fodidissimo ep de Malleus,F.Dei etc.
Este AMM é um album ligeiramente diferente desses tempos onde a rapidez e a furia imperavam, aqui as coisas tornaram-se cinzentas e esplendorosas quer a nivel lirico quer a nivel instrumental.
Dividido entre a lingua materna e o ingles, desta vez a banda liderada pelo Devasth conseguiu equilibrar o passado da banda com aquilo que se faz mais actualmente dentro deste universo.
Poderá soar mentirosa esta frase, porque não quero com isto dizer que agora o que aqui se ouve é algo na linha do BM mais actual ou na senda Ortodoxa,a aura maligna e demoniaca continua bem presente mas o que difere do passado é um certo abrandamento e um ligeiro piscar de olhos ao classicismo musical sem o recurso a orquestrações e neste ponto as coisas aproximam-se perigosamente de uns Penitencia ou não fosse um dos guitarristas tambem uma alma presente nesse acto religioso ou até mesmo de um passado não muito distante de uns Corpus Christii.
Nota-se tambem um certo deslumbramento depressivo e algo melancolico pelo meio desta chuva de correntes ferrugentas,logo á abrir o album nota-se pelo riff de entrada quase a roçar os limites do drone mais basico que poderá surpreender os mais incautos.
Isto sem retirar crueza á banda apenas lhe conferindo um certo ajoelhamento miseravelmente pessoal e introspectivo com resultados bem misantropos.
Um album mais uma vez bem direto e bem estruturado onde o temas mais "lentos" são empurrados para dentro da agressividade conseguindo bons momentos de criatividade extrema como o que acontece na "Correntes" ou na seguinte e muito boa "Pira"...
Destaque tambem para a parte lirica onde o português ganha mais destaque e surgindo perfeitamente absorvido na musica que Lux cria,não sendo propriamente uma novidade acho que alguns destes temas são o ponto alto dessa simbiose extrema.
Um album acima da média que vale sobretudo e mais uma vez pela excelente tonalidade que o trabalho instrumental consegue criar é que existem aqui momentos verdadeiramente cativantes uns mais visiveis que outros mas que conseguem criar vicio sonoro,dou como exemplo a "Pira",talvez a minha musica preferida bem como o "O Caminho" ou a final e tristemente agoniante "Dormente".
A descobrir que isto vale a pena...é como uma viagem cheia de espinhos desde o inicio "O Caminho" até a frieza mortal da "Dormente"...
"Penoso tem sido o caminho.............................Somente um objectivo,o meu Adeus......."

Myspace de Lux Ferre

Sem comentários: