Nazxul-Iconoclast


Iconoclast.
Finalmente o album que tráz de volta esta banda australiana, depois de uma longa pausa onde se foram perdendo em splits e projetos paralelos dos quais destaco o album de Nox Inferi editado no ano passado e falado aqui.
Mas como se costuma dizer quem espera sempre alcança e o resultado aqui desenvolvido é de uma envolvencia e atmosfera que está ao nivel dos melhores momentos feitos até hoje dentro do BM de contornos sinfonicos.
Não, não se trata de uma sonoridade a lá Dimmu Borgir nada disso, o que está aqui é uma autentica orquestra de vultos esvoaçantes coberta com um enorme habito negro a dedilharem cada nota musical,como se fossemos espectadores privilegiados da chegada dos quatro cavaleiros...
Para esta estranha visão muito contribiu o trabalho feito a nivel de teclados que é dos melhores que que o prazer de ouvir durante este ano, é certo que lembra por vezes aqueles ambientes de um tal In The Nightside Eclipse,mas para além disso vai buscar materia a outros lados ainda mais orquestrais saidos da mente de alguns compositores mais classicos.
O resultado é uma mistura perfeita de BM com musica classica,mas não na vertente demasiado extrema e obscura de uns Anorexia Nervosa, nem na vertente mais StarWars de SiriuS por exemplo, acaba por deambular por entre o dois lados conseguindo um efeito devastador com uma carga ambiental que tanto surgere o lado cosmico como o lado mais apocaliptico.
As vocalizações do Luke Mills são excelentes conseguindo-se impor no meio desta tempestade sonica de uma forma algo liberta, mas sempre com um toque epico que consegue dar um efeito glorioso ás musicas.
Um album que tenho andado a ouvir bastante nos ultimos tempos e que cada mais vez me sinto fascinado por ele e para perceberem o porquê experimentem ouvir estas duas faixas, a podersosa "Symbol of Night & Winter (Ancient Lords)" ou a epica,lindissima e fantastica "Oath (Fides Resurrectio)"...aquela aura..magica que se sente é deliciosa.
Album arrepiante....e se alguma vez Primordial adicionassem orquestrações á sua musica soariam assim...
Obrigatorio e...ao nivel do Memoria II de Blut Aus Nord.
http://rapidshare.com/files/268330647/Nazxul_-_2009_-_Iconoclast.rar

Sem comentários: