Reverence-Inactive Theocracy



Este ano está a tornar-se num caso serio no que diz respeito a bons lançamentos dentro das tendencias mais extremas da musica.
Não sei o que é que varias bandas andaram a tomar nos ultimos meses mas a julgar pela qualidade que se tem vindo a notar este 09 ou muito me engano ou irá ficar como um dos anos mais fantasticos que já presenciei como ouvinte de musica.
A juntar á resma de lancamentos que se destacaram vamos juntar o novo album dos franceses Reverence.
Nome provavelmente desconhecido para muitos,mas já são uma banda com alguns anos,este é o seu terceiro album,têm tambem alguns splits com Blut Aus Nord (um deles já aqui dissecado) e acredito que se irão afirmar agora como uma das boas bandas vindas de terras francesas já que este album parece-me ter tudo a jogar em seu favor.
Para já o ligeiro novo rumo musical que a banda liderada pelo I.Luciferia aqui nos presenteia mostrando como uma banda pode evoluir de album para album sem com isso sair do seu habitat natural.
Esqueçam um bocado os ambientes dissonantes e tortuosos do anterior album Chamber of Divine Elaboration,porque embora eles aqui tambem surjam as coisas não cheiram tanto a Blacklodge nem a Blut Aus Nord.
Aqui a banda segue outro rumo mais virado para aquilo que Arcturus já nos mostrou ou mais recentemente Glorior Belli,Arkhon Infaustus ou mesmo Secrets Of The Moon,embora como disse em cima sempre com o estranho toque industrial por vezes a arrasar ao longo dos temas,aproximando-se as vezes do universo Extreme Metal de que tanto gosto.
Alias por falar nisso uma das participações aqui é do Hreidmarr, ex vocalista dos grandes Anorexia Nervosa que contribui no tema "When the Light Blossoms" e do Dk Deviant de Arkhon Infaustus na fantastica "The Axis Of Horror".
Para além destes extremismos noto aqui tambem uma coisa engraçada nas vocalizações e que cada vez aparece mais nesta nova geração de bandas francesas,que é nada mais nada menos que um certa influencia vinda de Alice In Chains e se isso já se notava no album anterior aqui atinge mesmo um efeito brutal.
Pode parecer surreal mas por vezes o timbre vocal aqui usado e na maneira como se ouvem diversas vocalizações acredito que o nome do Layne Stanley e do Jerry Cantrel seja mesmo uma influencia e bastante forte na banda.
Tentem ouvir uma musica como a "The Axis Of Horror" a "The Last Chapter" ou a "Hybrid Requiem Phenomenon" e tirem as vossas conclusões.
Acho que a banda fez bem em sair um pouco da perigosa e sufocante tendencia de se tornarem nuns clones de BaN e comecar a trilhar o caminho por outros lados mesmo com as ainda ligeiras reminiscências sonoras sacadas a banda do Vindsval os actuais Reverence tem nova alma e cheia de garra para atacar alguns nomes grandes da cena extrema francesa dentro deste universo(Glorior Belli,Arkhon Infaustus ou os novos Merrimack), embora ainda sem as condições para entrarem no reino onde já estão DsO ou BaN,mas acredito que o poderão fazer se continuarem a surpreender desta forma é que este album é muito bom mesmo e que me deixou sem saber bem o que me caiu em cima é que não esperava nada assim,ou pelo menos com esta qualidade.
Em jeito de conclusão apenas queria acrescentar que esta nova vaga BM de sonoridade hibrida cada vez me enche mais as medidas e este album é mais uma prova disso desde as passagens melancolicas de piano e ambientes atmosfericos,passando por uma certa influencia vinda do lado mais ortodoxo e acabando nas descargas furiosas de Extreme Metal de contornos Book Of Revelations...alucinantes e apocaliticas.
Um petardo que me bateu em cheio...RECOMENDADO e porque não dize-lo mesmo OBRIGATORIO neste final de ano...e veio em boa altura depois da tremenda desilusão que foi o novo de Aosoth.
http://www.mediafire.com/?meduydmkwxx

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.