Celan-Halo



Nascidos da mente de um Einstürzende Neubauten os Celan,são mais uma allstar band,bem pelo menos para uma grande minoria de fans de musica que foge um pouco ás regras basicas daquilo que nos atiram para cima diariamente.
Ajudado pelo vocalista de Unsane,por membros de Oxbow e flu.ID, os Celan mostram nesta auréola um charme algo invulgar que pega em algumas das coisas que mais interesse nos tem chegado aos ouvidos nos utimos anos e adicionam-lhes um novo rumo apesar de parecer vulgar acaba por não o ser.
Assim a primeira escuta acaba por soar a uma mistura bizarra de Neurosis,Unsane com apontamentos que tanto caiem para ASOL como para outros dominios mais planantes por vezes a sugerirem uns Tool agressivos,pelo menos nalgumas passagens mais psyco rock, conferindo ao album uma monumental tendencia de explosão que ás vezes tanta banda tenta recriar mas que por vezes acaba por não ter os efeitos desejados.
Um bom exemplo disso é a estrondosa musica "All This And Everything"que está ao nivel de algumas das mais interessantes coisas já criadas por alguns nomes miticos do genero sludge-doom mais apocaliptico ou a deliciosa "Sinking" que contem uma linha de baixo poderoso que vai sustentando a musica e cria um efeito tremendamente surreal e eficaz.
A voz do Chris Spencer consegue embrulhar-se nos temas conferindo-lhes alma e poder, mesmo sendo algo semelhante (por vezes muito mesmo) com a do Scott Kelly dos tempos do Times of Grace acaba por ir ao encontro áquilo que a parte instrumental transmite a longo do album ou seja a tal explosão que falei em cima até mesmo nos momentos mais ambientais aqui presentes.
Por vezes sonoridade tipicamente Neurosis vem demasiado ao de cima,até porque a afinação das guitarras parece-me ter a mesma tonalidade, mas vai existindo um certo contraponto quer pela parte industrial criada pelo Einstürzende Neubauten (que é excelente diga-se) quer pelos diversos momentos de rock mais agreste que nos remetem para uns Tombs ou até mesmo dos portugueses Men Eater da fase Hellstone.
No geral este album é uma excelente surpresa,carismatico,intenso,bombastico e por vezes com uma carga viciante fora do comum e para isto muito contribuem certos refrões berrados pelo Spencer ao longo do album gritados como se a sua vida quase depende-se disso...
Um trabalho que aconselho a descobrirem lentamente e sem receio, verão que terão aqui um autentico vicio para as proximas semanas...a mim caiu-me que nem uma bomba.
http://www.mediafire.com/?4jnexogwnzj

1 comentário:

Unknown disse...

Não consigo dissociar isto dos Unsane. Ouço e vem logo Unsane à tola.