Psalm 666-Symbol Ov Faith


Quando se fala em Orthodox Black Metal nos dias de hoje, geralmente os ponteiros caiem sempre para as bandas ligadas a Ajna,NOEVDIA e afins, mas se entrarmos um pouco mais a fundo tambem se vão encontrar bons nomes fora deste universo e em alguns casos bem mais interessantes que alguns nomes ligados a essas editoras.
Da Russia chega agora o primeiro album de Psalm 666 e parecem ter força suficiente para estar na linha da frente do estilo..
O album per si, não é uma daquelas coisas que vive do vanguardismo que atualmente engoliu o estilo, antes pelo contrario já que o que aqui se ouve é uma descarga de BM violento puro e duro na onda de bandas como MGLA,Blaze of Perdition ou Exordium, nada sofisticado mas com uma aura bem malefica a sobrevoar os temas.
Os já habituais samples de cantigos religiosos tambem são uma constante ao longo do album, mas ao invés de soarem forçados encaixam naturalmente nos temas onde são usados isto sem cairem no facilitismo basico do somente para encher, um bom exemplo disto mesmo é o inicio da "Witches' Sabbath", original de Emperor e que aqui leva uma filha da puta de uma vénia que assusta, talvez uma das melhores covers de Emperor que ouvi até hoje (mesmo cantada em russo).
Para além de Emperor a banda faz tambem uma para Devorator (presumo que sejam conterraneos), embora não conhecendo o original fiquei com alguma curiosidade para ouvir algo desta banda.
Mas fora as versões a banda no lado proprio conseguiu criar por aqui uma estranha empatia sonora que me tem agradado bastante, principalmente quando deixo isto a tocar durante a noite...
Mesmo sendo bastante extremo este album tem duas caracteristicas que me agradaram bastante..
A morbida melodia que usam principalmente nas guitarras, lembrando por vezes aquela asfixia que tinham os albuns da primeira fase de DsO ou em alguns momentos bandas como Clandestine Blaze e o ritualista, rapido e crú som que o baterista Delta (δ) imprime ao longo dos temas.
Por falar nos elementos, outro facto curioso é a banda não optar por pseudónimos demoniacos optando por usar simplesmente letras retiradas do alfabeto grego (-α-δ-ϝ-Ω-)...
Mas concluindo acredito que este trabalho tenha todos os ingredientes necessarios para as liturgias sonoras praticadas por qualquer fan de BM atual, apenas lhe falta na minha opinião um ligeiro toque mais necro nos temas assim como por exemplo fazem uns Black Death Ritual ou uns Baptism...mas no geral acaba por se uma das melhores propostas que ouvi de BM nas ultimas semanas...
http://www.mediafire.com/?yyxlzl2omvq