Stonehelm-Stonehelm


Mais uma descarga de Dooooooom saido do lote 10.
Stonehelm assim se chama esta banda e pelo que aqui mostram são mais um bom nome a ouvir para uma daquelas noites carregadas de drug abuse.
Numa altura que muitos nomes começam a ganhar destaque quer pela reviravolta que deram ao seu som quer pela falta ou demais ambição, vão surgindo alguns nomes que prontamente tomam alguns lugares até agora ocupados por esses nomes.
Esta banda americana parece ter força a carisma para estar no lado mais emergente do estilo, já que aquilo que aqui mostram é na minha opinião bastante interessante.
Com um membro dos brutos Exhumed nas suas fileiras os Stonehelm pegam no lado mais barbaro do Doom de contornos psicadelicos e transformam a sua musica numa autentica viagem alucinante que tanto vai roubar doses a Electric Wizard como ao passado recente de uns Zoroaster, criando assim um album com todos os ingredientes para agradar a qualquer personagem que goste de ouvir um bom som acompanhado de uma boa dose de...
Riffs pesadões tocados numa estranha dissonancia onde a distorção é sentida ao nivel do chão e com um efeito hipnotico completamente alucinante é praticamente impossivel ouvir isto sem sentir um estranho efeito mental e a juntar a estes pormenores mais musicais a adição de diversos samples ao longo do album atuam como um complemento á sonoridade já em si sufocante da banda.
A voz embora muita vez num registo quase declamatorio á cargo do John é apenas mais um aspeto que embora não muito original resulta e cria aquele efeito mortals watch the final day que muitas bandas usam atualmente e que cria um efeito fantastico aos temas.
Um album que me tem dado bastante prazer em ouvir e de certa forma algo surpreendente ainda mais numa altura em que este som parece estar no seu auge, mas que mesmo assim ainda consegue mostrar boas bandas, bons albuns e acima de tudo boa musica.
E a musica aqui presente é de facto excelente, relaxante quando se quer, alucinante quando necessario e de uma dureza impressionante.
A produção é excelente e sem aquele atual limar que algumas bandas tem feito no seu som nos ultimos tempos, soa ancestral, e quase direto dos amplificadores sem com isto precisarem de se alongar ou abusar nos riffs ou solos (sim existem, muitos e bons) para criarem envolvencia aos temas.
Um album que para já é talvez uma das maiores surpresas do Stoner|Doom Metal mais tradicional que ouvi este ano deste ano senão mesmo a maior...
Aprovadissimo
http://www.megaupload.com/?d=CUMM51LD
Deixo aqui a faixa que abre o album (pena o som aqui ser uma porcaria, mas já dá para se ficar com uma ideia do que a banda faz)

2 comentários:

Anónimo disse...

Adorei este disco! Simplesmente viciante, mais um nome a juntar ao caldeirão Stoner/Sluge qualquer coisa que anda a surgir um pouco por todo o lado. Não consegui deixar de me lembrar (e, podendo estar enganado, pareceu-me implícito no teu texto também) de Zoroaster pelo lado mais "Spacey", que resulta na perfeição, apesar de num ambiente bem mais tóxico ;)

::ZyK:: disse...

O album ainda não saiu oficialmente, só no proximo mês em principio, mas quero esta porra!!