Gorefest-Rise to Ruin


Uma das bandas mais emblematicas da musica extrema europeia e tambem das mais antigas e mais interessantes para ouvir dentro do Death-Metal.
Lancaram alguns dos melhores albuns do genero para mim o poderoso Mindloss ou os viciantes False e Erase fazem parte da minha top list de albuns extremos e temas como o "Confessions of A Serial Killer","Putrid Stench of Human Remains","Reality - When You Die" ou o "The Glorious Dead" continuam temas actuais.
Foram tambem uma das primeiras a alterar o seu som quase radicalmente e incorporando uma serie de elementos mais setentistas.
Muitos não gostaram outros adoram eu faço parte dos do meio,conseguiram criar e fazer bons temas e bons albuns mas intercalados por vezes com outros menos conseguidos,embora nunca estivesse em causa a qualidade da banda ou dos musicos.
Talvez devido a esses momentos menos conseguidos a banda tenha acabado e tenha estado enterrada durantes uns anos valentes,mas ressurgindo aqui há uns dois anos com o album "La Muerte".
Esse regresso embora saudado por muitos não soou assim tão porreiro aos meus ouvidos,não sei bem porquê.
A coisa mudou este ano com o novo e poderoso album que considero uma excelente surpresa.
Ao longo dos 9 temas que dão vida a este album ouve-se aqui muita coisa interessante e porreira,que decerto vai apelar muito,mas mesmo muito aos fans mais antigos da banda ou a quem gosta dos primeiros albuns.
Os temas são poderosos e muito bem feitos a maneira gorestiana com as principais marcas da banda a virem ao de cima.
A voz do senhor De Koeijer continua impecavel ao fim destes anos o que demonstra bem o porquê do homem ser considerado por alguns um dos melhores vocalistas de sempre,muito poucos consiguem ser tão guturais e perceptiveis como ele dentro do genero.
A banda a nivel instrumental mostra estar no ponto e o excelente trabalho do Ed Warby na bateria é de deixar o queixo chão e a dupla de guitarristas (Boudewijn e o Frank) tem momentos que chega a arrepiar.
È bem verdade que perderam um pouco aquele clima mais roqueiro que os caracterizava nos ultimos tempos,mas ganharam muito mais genica sonora e chegam a soar brutais como nunca soaram o tema titulo é bem a prova disso,misturando a intensidade sonora de um False com algo mais Soul Survivor,conseguido criar um efeito sonoro bem interessante e intenso.
O mesmo se aplica aos temas "The War On Stupidity" e "Revolt" ou então no enorme monstro que se chama "Babylon's Whores",talvez o tema mais longo feito por eles até hoje e que consegue recriar a carreira deles e ainda meter lá no meio coisas novas.
Destaco estes mas na minha opinião todos eles são acima da media.
Mas no geral um album muito interessante como há muito já não faziam os holandeses soam a 90´s é certo,mas who cares? sempre foi ai que tiveram os melhores trabalhos...e este é como o algodão não engana.

Sem comentários: