Marduk-Rom 5:12


Excelente e só vem confirmar a minha teoria o Mortuus veio injectar sangue novo na banda e sangue bem negro.
Já no anterior Plague Angel se notava isso neste a aura ainda é mais desenvolvida e chega a superar o album anterior varias vezes,acredito que com o tempo este Rom 1:12 venha a ser ainda mais rodado que o anterior album deles.
È uma banda com uma longa historia e em grande parte um nome responsavel por muita gente hoje em dia ouvir BM pelo menos daquela fase mid 90´s (eu incluido) e por falar em historia o Göthberg ajuda num tema deste album.
Vocalistas foram sempre um constante meio entra e sai dentro da banda,mas a meu ver talvez tenham encontrado o homem certo agora.
Ok o Legion marcou uma Era e talvez a face mais "colorida" da banda,mas a meu ver já nada acrescentava a banda e a sua saida foi a melhor coisa que lhes aconteceu nos ultimos anos e ainda bem que aconteceu,ainda por mais pela excelente voz que foram arranjar.
Neste caso as mudanças pós Legion não se ficam apenas pela voz tudo foi transformado e para melhor na minha opinião.
Deixaram-se de rapidez e brutalidade tonta e muitas vezes sem nexo e comecaram a usar a cabeça.
Parece que isto foi algo que os Marduk finalmente entenderam,talvez como o que se passou com os Immortal aqui há uns anos atras.
Isto de uma banda com uma longa historia e com tanta influencia para muitos pode trazer problemas,mas para quê estagnar se se pode mudar para melhor e sobretudo reformular um pouco um som?
Há que abrir novos braços e encontrar caminhos para o mar.
Um desses caminhos ouve-se por exemplo nos tema "1651" no "Imago Mortis" ou no "Accuser/Opposer".
O primeiro soa apocaliptico e misantropico e no segundo quem ouvir este tema isolado e sem saber a banda,nunca apontaria Marduk,talvez uns Watain ou DsO não sei,digo isto atendendo ao que têm vindo a fazer estes ultimos ultimamente,mas nunca Marduk e o mesmo se aplica ao terceiro tema mencionado,que aborda mais uma vez a religião ou irreligião começada no Plague Angel e aqui mais uma vez focada.
Mas os temas supersonicos tambem por cá andam não comecem a ter ideias estranhas e um exemplo perfeito disso são as fantasticas e brutais "Through The Belly Of Damnation" e "Limbs Of Worship",aqui ouve-se todo o esplendor do trabalho vocal do vocalista,nunca o Legion atingiu este ponto na minha opinião,por muito bom que seja.
Depois deste ultimo tema uma participação surpresa o Senhor Primordial,coisa que nunca pensei ser possivel num album de Marduk se a tematica religiosa é bem patente na musica("Accuser/Opposer") o toque que o Nemtheanga dá ao tema é no minimo...BRILHANTE.
Depois deste tema liturgico a ideia que fica é que somos brutalmente espancados pelo tema seguinte "Vanity Of Vanities",carregado de um odio descomunal que escorre pelas colunas abaixo,mas que nos toca cá dentro.
E realmente é tudo isto o album transmite negritude,odio e sobretudo misantropia.
Muitos poderão não gostar desta nova fase da banda mas quanto a mim e é o que me interessa estou a adorar.
Um violento murro na cara de Cristo e na Humanidade como há muito não faziam os suecos...

Sem comentários: