Mayhem-Ordo ad Chao


Talvez a banda mais marcante e polemica de sempre dentro do universo musical dos nossos dias.
Renovaram um estilo e ajudaram a transformar toda a visão que se tinha até então da musica extrema e uma das responsaveis pelo que se ouve hoje em dia,goste-se ou não.
Podem ser considerados de falsos, traidores ou o quer que seja mas uma coisa ninguem lhes tira,fazem o que querem não seguem modas e estão-se a marimbar para o que possam dizer deles....talvez como dizia o Alemão:"O que não me mata torna-me mais forte"..e basicamente todo o universo Mayhemiano anda a volta disto.
Lançaram talvez o melhor ou um dos melhores albuns de Black Metal até hoje o DMDS que tal como disse ajudou a mudar e renovar muita coisa,surpreenderam na passagem seguinte com o estranho mais interessante GDoW um album talvez incompreendido por muita gente(mas isso tambem pouco importa agora),e chegam a esta nova fase.
E que dizer disto?
Não esperem um regresso ao tal album,nada disso se pretende aqui,ou melhor talvez até se pretenda se virmos as coisas de outra prespectiva ou seja em vez do som diabolico a coisa agora gira muito mais caotica e estranha e quando escrevo estranha o significado é mesmo literal,desde o som das guitarras absolutamente geniais e assustadoras até a voz do regressado Attila.
È bom isto descrito desta forma?
Depende da maneira como se ouve e entranha o album, se se procura algo diferente do que se vai fazendo por ai sem duvida.Se se pretende algo mais na linha classica então esqueçam,nem o objectivo criado atingue.
Não segue as linhas basicas do fundador da banda,mas tambem já deveriam saber que isso ha muito que morreu e cinza se tornou.
O album é lento talvez o mais lento feito por eles até hoje mas em compensação é o mais interessante,mais criativo e mais demente na minha opinião.
E para isso muito contribui o excelente trabalho vocal feito pelo Csihar,talvez o melhor que já ouvi até hoje dele,exprimentem ouvir isto no meio da esuridão e deixem-se levar.
Os temas são todos excelentes e a capacidade criativa da banda está no auge digam o que disserem,não existe nenhum a destacar todos eles são de outro nivel.....talvez um pouco a frente do que se vai fazendo por ai actualmente a nivel de Black Metal fora dos parametros normais.
Enquanto muitas bandas preferem MATRIXizar o som os Mayhem tambem o fazem mas ao contrario,em vez de raios lazer usam laminas ferrugentas e tortura medieval.
Querem uma ideia para o album mais simples?
Imaginem os Sunn O))) possuidos pelo espirito do Euronymous com o Csihar a frente a tocar o DMDS num manicomio.
Os fans que continuam agarrados ao passado TEMOS PENA a porta de saida é ali.....quanto a mim prefiro continuar instalado no meio do hospicio sonoro que vai saido das colunas....
Ordem.................................................Caos.............................

Sem comentários: