Abigor-Fractal Possession


Sem duvida foram uma das bandas que mais me marcaram e fizeram ouvir Black Metal aqui há uns anos valentes,quando os discos deste estilo tinham aquela aura malefica e "verdadeira", odeio esta palavra,mas é real.
Albuns como o Verwüstung-Invoke the Dark Age o Channeling the Quintessence of Satan ou o fantastico Nachthymnen(From the Twilight Kingdom) continuam a ter aquele efeito meio perverso e nocturno que tanto gosto.
Iam alternando com coisas menos interessantes mas o PK quando inspirado conseguia fazer BM na Austria melhor que muitas bandas no Norte da Europa.
E uma dessas coisas desinspiradas foi o Satanized em que acabaram por dar um valente tiro na cabeça,tanto na cabeça delas como na minha,ainda hoje estou para entender o que raio se passou,mas isso são contas de outro rosario....um canto de cisne triste muito triste mesmo.
Mas e existe sempre um mas nestas coisas e como uma Fenix renascida voltaram no ano passado.
As noticias e samples que se iam apanhando iam-me deixando numa especie de mistura contente,mas ao mesmo tempo receosa.
Agora que já ouvi o album uma serie de vezes alias a noite passada foi quase feita na companhia destes fractais,já se pode escrever alguma coisa.
Primeiro o rumo do Satanized é seguido,mas calma desta vez as coisas são bem feitas em vez de temas completamente parvos e sem logica nenhuma aqui as coisas funcionam pensadas e com mais alma se é que eles ainda a têm.
Uma das principais coisas que vêm a mente são bandas como DHG ou Thorns tanto a nivel sonoro como vocal.
Alias se DHG em vez do Supervillain atirassem isto tambem não era mal,em alguns momentos chega a ser superior a banda do Khvost,quer se queira ou não.
Mas uma coisa realmente fantastica é a voz que se ouve aqui a cargo do AR,muito bom trabalho claramente influenciado pelo Aldhran e pelo Prime Evil,mas com um toque proprio.
Temas como 3D Blasphemy ou Lair of Infinite Deparation quase que valem a compra do album então este ultimo aquele riff inicial até arrepia,uma mistura de Abigor antigo com coisas mais modernas.
O som das guitarras é meio orgasmico e bem BM dos 90´ ajudado por um soberbo trabalho de bateria,tudo isto misturado no meio de samples e de uma voz maravilhosamente brutal e insana.
È a meu ver um excelente regresso da banda e um album a ter muito em conta daqui pra frente e que vem confirmar o legado inciado por bandas como DHG,Thons e Mysticum afinal foi muito mais marcante do que se pensava aqui há uns anos atras...o pessoal não queria era admitir.
Mistura absurda de BM antigo com uma sonoridade mais sci-fi,com uma produção bem nitida e poderosa com um som verstatil e cosmico.

Sem comentários: