Bergraven-Dodsvisioner


O olho clinico do senhor Turner mais uma vez a dar cartas.
E desta vez em vez de algo estranho na linha da Hydra o homem começa a apostar mais em cenas mais viradas para o Black Metal.
Talvez para preparar o pessoal para o que ele poderá fazer no novo trabalho de Twilight,visto ser o vocalista da banda actualmente.
Mas vamos falar dos suecos....Bergraven que é isso que importa agora.
Banda ja com alguns anos dentro da "cena" e que infelizmente desconhecia,se o o album anterior deles for tão bom quanto este não sei onde andava com a cabeça,para não os conhecer.
Este album é lindo uma mistura perfeita de Black-Metal e Doom mais moderno misturado com uns ambientes meio pos-rock e por vezes a soar a algo retirado de um filme do Lynch.
Imaginem uns Shining misturados com Forgotten Tomb a soarem a Katatonia dos tempos de "Dance of..." ou até mesmo Fleurety sobretudo naqueles momentos mais etereos ou até a bandas com Ved Buens Ende e já dá para ficarem com uma ideia do que se ouve aqui.
Por vezes parece que estamos a ouvir algo criado pelo Carl Michael mas logo a seguir mudamos para algo mais Isis "inspired" com um sabor a Black-Metal,estranho isto não é?....mas real e fascinante.
A voz é triste e meio sofrida,não pela maneira de soar mas pelo que consegue transmitir,dando um toque especial ao album.
Os temas são negros longos e com um travo a Doom por vezes mais tradicional misturado com Black-Metal lento e depressivo por vezes até completamente hipnotico como o que se ouve nos temas "Doende" ou "Den Svarta Angstens Essens" soando muito bem,pelo menos aos meus ouvidos.
Mas destacar apenas dois temas dos oito é injusto(aquele "Ondskall"é lindooo),visto o album ser muito bom e com uma aura perfeita para umas noites bem passadas,seja a solo ou acompanhado...sempre se pode dar uso as laminas...e se procurarem realmente musica depressiva é isto e ponto final.
Para mim é uma enorme surpresa vinda do norte da Europa e uma banda a descobrir por todos vós....acredito que não se irão arrepender,e dentro do genero é uma das coisas mais fantasticas que ouvi este ano...e a meu ver irá ser um album que fará parte da lista dos melhores deste ano...
Absorvente.

Sem comentários: