Overmars-Affliction, Endocrine... Vertigo"


Acho que ainda não existe nenhum topico dedicado a esta banda e como nos ultimos tempos desterrei o album "Affliction, Endocrine... Vertigo" de 2005,aqui vai um topico sobre a banda.
Já contam com uns anitos em cima mas a meu ver pouco conhecidos ou pouco mencionados dentro do genero onde se inserem,o que a meu ver é um bocado injusto e porque são uma banda porreira e com uma margem de crescimento e progressão enorme...e talvez se preparem para rebentar na Candelight.
O album deve estar para sair em breve e ao que parece vai apenas conter um tema de 40 minutos....pode parecer estranho mas a mim deixa-me meio expectante ainda mais pelo que conheço da banda e do que acho que devem e podem fazer.
Mas vamos a musica e a este album é certo que já tem dois anos mas continua actual ainda por mais com a crescente vaga do genero que por ai anda já para não falar da muita quantidade de adeptos ou supostos adeptos deste tipo de som.
Conseguem recriar muito bem aqueles ambientes pos-doom de uns Morgion a nivel de sonoridade meio acustista e com vozes guturais com a furia sonora das bandas de hardcore apocaliptico como Neurosis tudo envolto numa aura planante bem a maneira de Isis ou Cult of Luna.
São talvez as bandas que mais vem a memoria quando se ouve o album,não digo isto a insinuar copia barata,apenas falo e escrevo estes nomes para situar um pouco que está a ler.
Conseguem fazer musica inspirada nestes nomes e ainda adicionar um toque muito proprio e pessoal,como vozes femininas ou riffs de guitarra estranhos e umas pitadas de industrial,mas com uma criatividade imensa.
A musica vive bastante do efeito calma/raiva tanto somos atirados para o meio de algo triste e depressivo como logo a seguir somos atirados para dentro de um ciclone sonoro criando um ambiente sensorial brilhante.
Existem temas como "This is Rape", "A Spermwhales Quest" o enorme "En Memoire Des Faibles Qui Ont Survecu A Darwin" ou o fantastico "From Love To Exhausting-The Story of This Intangible Thing Between Us" absolutamente incriveis.
São um pouco diferentes dos compatriotas Year Of No Light(que já falei aqui tambem),embora musicalmente tenham as mesmas influencias,Overmars tem uma aura bem mais solitaria e misantropica e a meu ver um pouco mais interessante.
Bem espero que ao menos tenha conseguido fazer com que alguem se dê ao trabalho de os ouvir e descobrir,porque vai valer bem a pena,acho..nem que seja devido as bandas que falei e que tantos seguidores comecam a ter....mas esqueçam isso e deixem-se levar pelo som destes franceses....
E já agora e mais uma vez o novo album vai sair em breve....

Sem comentários: