Those Whom The Gods Detest Tour

Com o ano a chegar ao fim nada melhor que presenciar um festival dedicado ao DM mais populista.
Mais uma vez Corroios foi o palco para uma noite de demolição sonora e desta vez estranhamente o som daquela sala estava bastante interessante o que achei algo bizarro ainda mais depois de á pouco lá ter visto um concerto onde se assassinou o som das bandas.
Mas para além deste primeiro aspeto bastante positivo convem escrever que provavelmente esta "Those Whom The Gods Detest Tour" foi talvez um dos mais interessantes e melhores cartazes que passaram por cá este ano,mas vamos as bandas:
Quando cheguei já Corpus Mortale tinha acabado a atuação e fui direto a Ulcerate.
Bem o album Everything Is Fire (já falado aqui) destes neo-zelandeses é um dos melhores deste ano e estava com imensa curiosidade em ver como resultaria aquela mescla de DM tecnico com ambientes Post-Dissonantes que tanto me agrada nos seus albuns e na realidade a banda conseguiu mesmo superar-se e a entrega foi total.
Mesmo com a aparente apatia do publico a banda revelou-se uma autentica maquina de caos sonoro bem equilibrado, sendo quanto a mim a banda da noite,apenas tenho pena o set ter sido curtinho,mas mesmo assim deu para sentir o poder de uma das bandas que se poderá tornar num dos grandes nomes do genero isto se o seu crescimento continuar com a excelente evolução que se verificou até aqui.
Depois seguiram-se os Grave,o nome dispensa apresentações,mas ontem a banda apesar de fazer alguns flashbacks ao passado não conseguiu surpreender nem criar saudosismo apenas seguiram os tiques de frete do Ola Lindgren para pena minha,espera mais dos suecos ainda mais atendendo aquilo que continuam a representar dentro do SDM.
Bom momento foi aquela tirada caida do ceu durante a Into The Grave onde surgido do nada aparece em palco alguem a cantar uns versos de Black Sabbath que até fizeram vir ao palco os membros de Nile..
Não aqueceu nem arrefeceu so faltou mesmo a estranha cover de Alice in Chains...para ser mesmo bizarro.
Bem os Krisiun são...os Krisiun,estoiros de bateria atras de estoiros de bateria,vocais brutais e uma sonoridade potente como ó raio.
Depois do autentico bocejo que foi Grave os brasileiros tomaram de assalto a sala e não deixaram ninguem indiferente ao seu DM brutal.
O Alex é um excelente frontman mesmo com aquelas tiradas a lá Massacration sobre os "irmãos do Metal e afins cliches sobre Portugal" dá sempre um gosto especial ver uma banda a falar a lingua dos "Camões"(lol) ter chegado onde chegou.
Continuam a mostrar ao vivo que são uma daquelas bandas a quem ninguem fica indiferente e ontem a conjugação de temas antigos com mais recentes resultou em pleno e bem vistas as coisas até ganham mais vivacidade as novas musicas ao vivo ao contrario da escuta em cd.
Já agora convem destacar a insanidade com que o Moyses ataca o seu drumkit...fucking scary.
E chega-se a Nile,com um irritante atraso inicial, diga-se..
Logo a abrir em apoteose surge a brilhante "Kafir!" e logo ai a banda parece ter o publico a seus pes,mas apesar da euforia inicial as coisas comecaram a acalmar um pouco,talvez pelas bocas parvas que as vezes se ouviam quer pela apatia que a dada altura se abateu pela sala que levou inclusive o Dallas a atirar umas farpas...
Mas la voltou todo ao normal com as seguintes descargas que percorreram a sua discografia,mesmo sendo a tour dedicada ao ultimo album do mesmo apenas tocaram para alem da Kafir! a "4th Arra of Dagon" que resulta muito bem ao vivo e a violentissima "Permitting the Noble Dead to Descend to the Underworld" que sinceramente me parecem mesmo ser aquelas mais interessantes do novo album.
Pena não terem tocado mais material antigo ficando a faltar uma "Unas" ou uma "Masturbating the War God",mas mesmo assim ter ouvido a "Sarcophagus" com aquela triologia do novo ja me dei por satisfeito.
A banda ao vivo é realmente irrepreensível tanto a nivel tecnico como na presença e carisma que transmitem até mesmo o jovem Chris Lollis parece ser uma das partes fortes da banda mesmo sabendo o seu lugar e dando destaque a dupla criadora,por vezes lembrei-me de um emprego chamado "baixista de Metalica"..e já agora ouçam a banda do puto que se chama Lecherous Nocturne.
E o Kollias foda-se impressionante aquela criatura....
Bem e foi assim,uma muito bem passada tarde\noite dedicada ao DM mais "populista" que valeu bem a viagem e o dinheiro gasto...talvez um dos melhores fests que vi este ano.
"Whooooo Daaaares Distuuuuuurb,My Blissfuuuuul Sleeeeeeeep...."
Podem fechar o Sarcofago de novo.

Sem comentários: