Aathma-The Call of Shivá


Bem e já que estamos numa de Sludge bora mais outra...
Quando aqui falei de Adrift mencionei por alto esta banda na altura, mesmo sem terem ainda nada lançando os temas do seu myspace pareciam ser bastante interessantes.
Pois bem, meses depois vamos então falar destes Aathma mais uma boa banda de Sludge/Doom vinda de terras espanholas confirmando que por vezes surgem de lá bom material...
Neste primeiro registo e de certa forma algo surpreende porque a banda apesar de flutuar em oceanos malditos consegue por vezes afundar-se noutras ambiencias algo estranhas para estes genero.
Falo por exemplo da fantastica faixa de abertura "A Thousand Nails" que mistura o poder do Post-Sludge com a vocalidade negra de alguns nomes Doom finlandeses,criando uma autentica esfera de escuridão e movimento perpetuo a nossa volta.
Alias se existe aqui algo muitissimo bem conseguido é mesmo a voz do Juan que foge um pouco a regra dentro desta sonoridade,já que o timbre do homem parece uma mistura de um vocalista de Doom classico adocicada com a roquidão de um Pete Steele e a suavidade de um Andrew Eldritch.
Instrumentalmente a banda é uma manada de elefantes a correr em slow motion na nossa direção,pesadissima e a fazer lembrar uns Omega Massif,carregada de partes brutais que puxam quase institivamente para o headbang,confiram a "Snowdream" sff, enquanto noutros momentos o trio vindo de Madrid se diverte a criar passagens mais emocionais e planantes que acabam por ser bastante interessantes no meio daquele chamamento mistico.
E neste chamamento, o que se poderá pedir seria mesmo e de acordo com o titulo do album,uma especie transformação,destruir o velho e recriar novamente.
Pois bem bem vistas as coisas poderá não ser o inicio de algo novo mas uma coisa parece ser,assiste-se ao nascimento de uma excelente banda que em nada fica atras de alguns nomes que estão em algumas grandes editoras lá fora,alias acredito mesmo que a continuarem assim uma Relapse ou uma Southern Lord poderá muito bem pegar neles...é que batem por muito alguns nomes por eles editados nos ultimos tempos....
De Espanha depois dos interessantes Orthodox,Adrift ou Moho surgem agora estes Aathma que acabam por ser uma das maiores surpresas deste ano no que diz respeito a esta sonoridade na minha opinião.
Um album viciante como ó raio,pesado que mete impressão e com uma carga emocional a cobri-lo que nos deixa de joelhos no chão.
Escuta obrigatoria.
http://rapidshare.com/files/316701615/2009_-_The_Call_Of_Shiva.rar

1 comentário:

Anónimo disse...

muito obrigado por tuas amáveis palavras.
um prazer que gosteis de nosso disco.
abraços.

juan (aathma)