Annthennath - States of Liberating Departure


Os franceses Annthennath demoraram seis anos para lancar este album, pelo menos no verdadeiro sentido do termo.
Antes disto duas demos foram atiradas para dentro da arena do BM, provocando algum furor no meio, especialmente dentro do casulo de fans que não entenderam ou não sentiram algo de especial nas mudanças feitas por Deathspell Omega.
E se nas demos anteriores se notava que Annthennath tentava um pouco recriar aquele lado mais misantropo dos dois primeiros albuns da misteriosa banda francesa, as coisas aqui parecem subir 666 degraus dentro daquilo que mostraram anteriormente.
Na realidade este "States of Liberating Departure" uma excelente surpresa, pelo menos para mim, que já tinha ficado satisfeito com aquilo que o Shaxul andava a recriar nesta nova banda da fase pos DsO.
Musicalmente este album é feito de acordo com os principios mais elementares da segunda vaga de BM, mais concretamente do lado nordico onde a violencia se mistura com alguma melodia criando momentos que nos fazem perder dentro daquelas espirais de Metal da Morte á lá Dissection, um exemplo perfeito disso mesmo é a excelente "Bloody Rivers".
È que estranhamente uma das bandas que me parecem ser aqui objeto de culto são certamente eles, mas não só, o legado base de DsO tambem é por vezes demasiado obvio, muito embora se deva talvez á tonalidade vocal que o vocalista imprime aos temas, sendo que uma faixa como a "Somatic Hedonism" é quase um aperfeiçoamento desse testamento musical que marcou o inicio desta decada dentro do BM europeu.
Estranhamente ou não é quase obrigatorio não mencionar certos momentos que talvez não se pensassem encontrar nesta banda como certas passagens mais lentas quase a entrar em territorios mais usuais do chamado Orthodox Black Metal...
Melodia maliciosa vs misantropia extrema tocada de uma forma sublime, alias um dos pontos fortes aqui mesmo é o line-up que consegue criar tempos realmente magicos (o som do Baixo é magnifico e bem audivel e os solos das guitarras são para cima de excelentes), conseguindo mesmo em algumas musicas trazer a memoria aquela musicalidade anormalmente bela usada por exemplo por uns Watain no seu ultimo trabalho.
Sinceramente fiquei agarrado a este trabalho que tem muita coisa boa, e de má a unica coisa que tem é apenas a aura, mas afinal é isso que eu peço para um bom disco de BM e este "States of Liberating Departure" é de facto um album bem maldito e nada meigo!
Não acreditam ouçam-no...BM no seu estado mais puro!
http://www.mediafire.com/?vn4pbyyxmmuxiyi

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao ouvir o disco vêem-me à cabeça alguns nomes da Suécia. Adorei a captação do baixo!

Black and White disse...

Muito bom esse trabalho, fazia tempos que não ouvia melodias tão insanas.