When the Deadbolt Breaks-The Last Day of Sun


Um dos albuns que mais tem rodado por aqui ultimamente é o The Last Day of Sun de When the Deadbolt Breaks.
È o segundo trabalho para a banda norte-americana (não ouvi o primeiro confesso) e aquilo que se aqui ouve é de facto bastante interessante.
Enquadram-se dentro do territorio Sludge|Doom, mas não se limitam a divagar pelo meio de riffs pesadões com vozes arrastadas existem aqui mais pormenores que acabam por dar uma certa "magia" aos temas.
Desde temas que brutalizam (Math?!) como aquilo que se ouve por exemplo numa "Hope, Love, Solitude, Murder" até momentos mais introspectivos com varias vozes (a "Sever The Wound Culture" é um bom exemplo) que dão um toque bem especial ao album.
Por vezes lembram o legado de bandas como Neurosis, The Ocean, mas petardos violentissimos trazem uns Dragged Into Sunlight á baila até se desfazerem em podridão bem funebre digna de um qualquer nome de Death|Doom como aquilo que acontece na monstruosa "As Flies For Flesh", conseguindo cativar o ouvinte deste o primeiro minuto até ao ultimo..
A sonoridade é coberta de sujidade, lamacenta, e sem muitos floreados na produção, mas onde se liberta uma aura que consegue ser ao mesmo tempo fazer a ponte entre a luz e a escuridão.
São estes os ingredientes usados pelo quarteto vindo do Connecticut para a criação deste poderoso album, acabando por soar tudo numa autentica e longa viagem recheada de envolvimento, tanto fisico como mental.
A escuta não é facil, já que o album tem mais de uma hora e meia e aqui pede-se sobretudo atenção para aquilo que a banda produz.
Mesmo com o lado mais abrasivo e direto a deslizar pelas colunas as coisas acabam por soar numa de especie de Sludge|Doom para adultos com as ideias bem no sitio e que procuram sobretudo encaixe com a musica que estão a ouvir e nesse aspeto este trabalho é realmente surpreendente, bem trabalhado e com total dominio sobre quem o escuta levando-nos a imaginar como seria o dia se o sol morresse...
Como deu para ver estas 11 musicas divididas em dois discos são algo especial, viajantes, negras, violentas, calmas, introspectivas e sobretudo carregadas de alma...uma alma á deriva no meio da sua propria escuridão...
Este album pode ser sacado diretamente do site da sua editora (FuzzTown Records) clicando neste link:
http://www.fuzztownrecords.com/wtdb-tldos.zip
Sem duvida um dos albuns mais deliciosamente venenosos que se vão ouvir este ano dentro do genero!
Recomendado!

Sem comentários: