The Birthday Massacre-Pins and Needles


Um dos albuns que mais gozo me deu ouvir no utimo mês foi sem duvida o novo de The Birthday Massacre, banda que talvez não encaixe muito nas tendencias que aqui tenho vindo a mostrar, mas desde que escutei pela primeira vez o album de 07 "Walking With Strangers" que a banda liderada pela vocalista Chibi e pelos guitarristas Rainbow e Falcore se tornam numa das bandas que mais gozo me dá ouvir..
A sonoridade original que praticam e a forma como conseguem conjugar os sintetizadores usados dentro da Pop dos anos 80 com o universo Goth mais virado para as guitarras, juntamente com uma vocalista que é na minha opinião atualmente um raro caso de qualidade e carisma, transformam esta banda num private pleasure.
Não será muito dificil concluir depois de tudo isto que The Birthday Massacre são uma das bandas mais interessantes que se podem encontrar dentro da musica do universo gótico.
Mas este "gótico" não significa per si que se esteja perante em mais um caso de suposta tendencia trendy e algo parola que assola alguns projetos atuais com vocalistas femininas...
O novo album é a confirmação que este projeto deu finalmente mais um passo em frente e tenta não esquecer o passado, mas assumir o futuro olhos nos olhos algo já iniciado no anterior trabalho e que obteve alguns bons resultados..
Esse passo em frente é dado primeiramente na propria construção dos temas, todos eles envolvidos numa caixa de veludo de tons avermelhados e roxos, alguns quase a cairem descaradamente para o radio-friendly como acontece em faixas como a "Pale", "Secret" ou a "Shallow Grave".
Mas se por um lado assiste-se a isto por outro a banda conseguiu retocar de igual forma outros bem mais espinhosos mas não descurando o habitual toque de seda com que os embrulham e um exemplo mais que perfeito disso mesmo é o primeiro single "In The Dark", "Sleepwalking" ou a "Pins and Needles".
Toda a base da banda continua presente sobretudo o tal toque 80´s dos sintetizadores e propria voz da Chibi aqui atingue um novo patamar, deixando um pouco de lado aquele efeito mais samplado que se ouvia nos anteriores trabalhos e ficando somente ela a comandar as coisas.
È que a banda em si acaba por viver bastante no meio da aura Sailor Moon meets Kylie Minogue under a Goth Moon em que a pequena vocalista encarna quando canta as musicas..soando tudo estranhamente cativante e sobretudo (tenho que escrever) sexy..já agora recomendo a escuta do album ao vivo da banda "Show and Tell" gravado em 09 na Alemanha onde poderão escutar de uma forma mais natural a voz e o som da banda, embora sejam temas até ao penultimo album já ali se notavam algumas mudanças para melhor...
Resumido um excelente album, sendo que na minha opinião e pelos vistos de mais fans como o melhor trabalho da banda até agora...como sempre fechará algumas portas mas certamente abrirá outras de onde sairão muitos mais olhos prontos a descobrir e a deixarem-se envolver por todo o delicioso universo que The Birthday Massacre consegue criar...

3 comentários:

Nhec disse...

Essa da Kylie Minogue tem direitos de autor.
Vou-me armar em banda de death metal e processar-te como se não houvesse amanhã. Aahah.

Anyway, este álbum vai estar tão no top do ano <3

::ZyK:: disse...

:D :B

Anónimo disse...

Gosto muito dessa banda, escuto a anos...tbm gostei muito desse album!! Espero que eles não parem por ai.