Jumalhämärä - Resignaatio


Atualmente o movimento BM anda meio paranoico, ou se assistem a autenticos flashbacks retro da coisa, mas com poucos motivos de destaque ou então as bandas mais vanguardistas embrulham-se de tal maneira nos seus proprios labirintos que custa a encontrarem uma saida, e já nem falo da "aura" que parece que se eclipsou do som, é que nem hoje nem ontem apenas basta ser uma copia de algo ou ter inspiração de algo, é sempre necessario acrescentar algo que acabe por definir o som, ainda mais nos dias de hoje com a enxurrada de lancamentos diarios...
Os finlandeses Jumalhämärä são um caso bizarro dentro do estilo, inserem-se dentro do rotulo BM mais vanguardista mas conseguem ao mesmo tempo soar de uma forma que se poderia encaixar num qualquer som saido do lado mais evil do movimento..
Logo na faixa de abetura deste Resignaatio somos completamente dilacerados por 10 minutos de BM extremo e complexo que bem poderia ter saido da mente de uns Dodheimsgard da fase mais alucianada, alias foi mesmo esta faixa que me cativou, é tambem a unica coisa que se pode ouvir por ai do album... não têm myspace e a info é escassa.
Acabei por comprar o album e tinha uma ideia e alguma expetativa porque se o resto do material fosse da mesma qualidade, este album seria mesmo algo especial...
Depois de recebido o album e de o ouvir varias vezes fiquei no meio de um dilema.
O trabalho é realmente acima da media, mas depois de escutada a "Ecstasy In Blood-A Ballad", esperava muitissimo mais deste projeto de pessoal de Fleshpress e Morko..
Existem aqui momentos fantasticos, mas existem outros que acabam por soar meio banais, e neste aspeto o album acaba por se perder um pouco, já que não se consegue erguer na totalidade, principalmente nos tempos mais..não direi Post-BM mas mais introspetivos, o que é estranho é que o lado ambiental (mais louco) funciona bem, como se ouve na final "Of Enlightenment and Righteousness pt. II"...mas os devaneios meio Shining e o excesso de vanguardismo presente destoa com grande parte do material digamos mais interessante o que acaba por tornar o album numa especie de molho agri-doce..
Se isto fosse totalmente tocado segundo as regras 7x7 da primeira faixa acredito que talvez se estivesse perante num album surpreendente, mas como não é fica tudo um pouco estranho, o que é pena porque a banda em si tem realmente boas ideias, mas parece que ainda não tem um som definido e soa ainda algo verde..
Se isso fosse um mcd de 20 e tal minutos e onde apenas se ouvissem a "Ecstasy In Blood", a "Storm is Coming" e tudo acabasse tudo na bizarria da "Of Enlightenment.." seria então uma peça de excelencia dentro do BM mais "adulto" (como a propria editora os definiu)..como não acontece é um album ainda na puberdade mas que me deixa com alguma curiosidade para o proximo capitulo..e ver se confirmam as boas indicações aqui presentes e crescem realmente..
Ah já agora destaque para o bonito digipak do album e para o conteudo grafico...
http://www.mediafire.com/?cszf17v6f854vwd

Sem comentários: