Panopticon|Skagos-Split 2010


Com a chegada do outuno alguns trabalhos ganham ainda mais sabor...
Skagos e Panopticon são duas das mais interessantes bandas do atual movimento ecologico americano que aqui se juntam num trabalho bi-partido mas que acaba por ser uma peça só, já que o ambiente entres ambos acaba por ser misturar transformando a escuta numa viagem que começa ao anoitecer e se vai prolongando até a noite escura...
No caso de Skagos, os dois temas aqui presentes mostram novamente uma banda com uma criatividade brutal sendo que na minha opinião estas duas faixas são talvez as melhores que conheço deles.
Chega a ser arrepiante ouvir momentos que nos transportam para os primeiros trabalhos de Ulver, linhas vocais gelidas e cortantes mas que em determinadas alturas entram num tom estranhamente Brian Molko ou Thom Yorke e claro aquele misticismo florestal que tão bem sabem adicionar a sua musica.
Os dois temas em si prefazem mais de metade do split mas sinceramente nem se acaba por notar que os temas têm mais de 12 minutos cada um tal tão é o efeito criado com a sua escuta..tambem contribui e muito o toque depressed rock que a banda consegue adicionar á sua musica sem com isto soar numa copia de algo.
Por outro lado Panopticon, continua a criar musica realmente fantastica, sendo que aquilo que a mente o A.Lundr mostra a cada lancamento, confirma cada vez mais como um dos melhores projetos atuais dentro do USBM..
Depois de uma intro retirada do filme "O Setimo Selo", curiosamente já usada por algumas bandas como o caso de Abigor no album "Verwüstung / Invoke the Dark Age", a banda entra num BM de toada mais classica e algo crua como que a dar as boas vindas para o lado mais obscuro do split e assim "enviar a mensagem para o missionario"..
Mas se a apresentação é meio demoniaca as duas faixas seguintes (e que finalizam o split) já se entra mais em contemplação Cascadiana , já que o universo aqui explorado é bem mais de acordo com aquilo que a banda tem feito até agora, ou seja uma especie de Post-Shoegaze-BM de contornos mais refrescantes e onde a anarquia sonora se funde a espaços com momentos que bem se poderiam encontrar num album de Burzum ou de num trabalho de Explosions In The Sky...e se acaba por ser um pouco estranho para alguns encontrar estes dois nomes juntos aqui escutem bem o fantastico tema "Watching You" e sintam dois mundos tão opostos a colidir entre si...
Em suma supera as expectativas, já elas altas, e confirma-os uma vez mais como dois nomes do melhor e do mais interessante que se pode encontrar nos dias de dentro das novas tendencias saidas do BM.
Ah e já agora para o final está reservado mais um momento Ingmar Bergman...
Obrigatorio e muito mas muito recomendado!!
http://www.mediafire.com/?hx8r942ac7garno

Sem comentários: