Inquisition-Ominous Doctrines of the Perpetual Mystical Macrocosm


Inquisition é um nome que nos ultimos anos conseguiu criar a sua volta uma enormidade de fans e sobretudo um culto que talvez nos dias de hoje não encontre paralelo em mais ninguem, isto se falarmos apenas de BM que se siga as regras ditadas pela 2º vaga nordica.
Goste-se ou não da banda Colombiana, o toque malefico que este duo cria nos seus albuns não deixa nenhum fan de musica extrema indiferente ou a pensar muito..o mais natural é surgirem logo um rol de adjetivos para os tentar louvar..
A prova disso é burburinho que este album se tornou nos ultimos tempos, basta entrar em qualquer blog para ver que o novo trabalho do Dagon e do Incubus é uma das coisas mais aguardadas nos ultimos tempos por uma imensa minoria do fans de BM.
Fazendo eu parte dessa minoria não queria, nem poderia deixar de lado tambem esta celebração...
"Ominous Doctrines of the Perpetual Mystical Macrocosm" é o titulo escolhido para o 5º album da banda e preparem-se que isto vai doer!
Desde logo na nova e mais poderosa abordagem que a dupla dá á sua sonoridade..não que tenham mudado o som, nada disso apenas ganharam muito mais intensidade em todos os sentidos desde a produção aos temas todos eles fantasticos.
È mais uma vez notoria a influencia de Immortal (alias sempre foi), mas o que os destingue da "comedia" nordica é mesmo continuarem a seguir e a fazer musica realmente 666% demoniaca, vinda de dentro e com o carisma que falta aos outros..
O toque mid 90´s é tambem bastante visivel e perceptivel (alias se houve album que me transportou de novo para esses tempos malditos, nas ultimas semanas foi este e o novo de Sargeist), principalmente na aura que o album carrega dentro de si e na forma como nos são oferecidos os temas..
Mas para além deste delicioso aspeto, a banda não se limita apenas e só a mostrar que o BM da decada passada transportava muito mais que mera musica extrema, existem aqui ligeiros toques de "modernidade" que encaixam com um prego ferrugento na madeira usada na crucificação.
Desde logo os ecos dissonantes que esvoaçam dos solos (impressionantes!!) e da guitarra lembrando em determinados momentos uns Glorior Belli e a melodia que dá um toque bem macabro ao album, um exemplo disso mesmo são os sete minutos de duração da soberba "Desolate Funeral Chant" onde a banda americana pega no passado o transforma em presente conseguindo criar uma faixa de futuro, aplicando-se o mesmo resumo|efeito á Luminosa "Command Of The Dark Crown", sendo estas duas das mais expansivas que se ouvem album.
Mas se existe esse lado mais divagante tambem existem autenticos decalques tecnicos saidos do choque entre o seu proprio passado e o de albuns como o Pure Holocaust como o que se vive nas destrutivas "Cosmic Invocation Rites" ou "Upon The Fire Winged Demon", onde a banda quase pega nestes dois mundos e os atira universo fora...neste ponto o album é bem sideral e profundo.
Extremo, sentido e profundamente poetico (a nivel sonoro) este album é de facto surpreendente, surpreende na forma como mostra que o BM sempre foi um estilo musical que vai muito mais além da simples atrocidade dada aos instrumentos ou do simples facto de se mencionar as palavras mais banais do estilo..por vezes a simplicidade envolvida com alma soa muito mais poderosa que milhoes de blasts e cinco ou seis satan´s por cima...
Quarenta minutos de puro prazer demoniaco, cosmico, hipnotico que por vezes transcende a propria musica que criam.
O toque majestoso que funde a melodia com o lado extremo resulta de uma forma sublime mais uma vez, e os curtos samples usados (creio que do filme Inquisicion), apenas adensam ainda mais o clima infernal que isto transmite.
Um album que certamente vai elevar ainda mais alto o já enorme culto que têm no Underground, vamos ver é se isto será compreendido por todos...
"Lucifer Punish Your Enemies, Oh Lord Of The Night, Destroy Them All"
http://hotfile.com/dl/83791343/674734e/Inquisition2010.rar.html

Sem comentários: