Zyk´s Asylum : Entrevista

O Asilo foi escolhido para blog da semana no site Cotonete.
Fica aqui o artigo do Antonio Matos Silva onde falo acerca do inicio, daquilo que me move e do que continua a ser a principal força motriz por detrás deste espaço...

"Mais uma semana, mais uma voltinha pelo (cada vez mais) completo mundo dos blogs nacionais. Esta semana, voltamos a parar em terrenos sonoros extremos, via Zyk's Asylum. «O blog nasceu em Agosto de 2007. A ideia inicial era apenas ser um "cofre perdido" no meio do ciberespaço. Quero também mostrar que existe muito mais que os habituais nomes associados à música extrema (vulgo metal), que muitas pessoas, por vezes por mero desinteresse ou ignorância, desconhecem. Encontram-se no submundo verdadeiras obra de arte que ultrapassam muitas vezes aqueles clássicos intemporais», recorda João Caldeira.

E qual é a melhor maneira de recomendar música às pessoas? Através de textos críticos, é claro: «Desde 2005, fui começando a escrever sobre aquilo que ouvia ou simplesmente a comentar aquilo que se ia mostrando (no fórum online Metal Underground) de uma forma mais elaborada do que o simples "gosto" ou "não gosto". Não sei bem a razão, mas subitamente o pessoal começou a gostar dos meus textos e da forma como dissecava a música». E estava dado o pontapé de saída.

Três anos volvidos desde que o endereço no Blogspot foi criado que as visitas aumentaram exponencialmente - «o contador já vai em 185 mil visitas», diz João Caldeira - e a explicação talvez resida no Facebook: «recentemente criei uma pagina no Facebook onde cada novo artigo no blogue tem direito a um post. Com a actual febre das redes sociais, acaba por ser um tentáculo do blog», conta.

Mas além disso, João tem outra ideia: «é certo que coloco links e isso acaba por chamar bastante mais gente, mas não o faço pelo simples acto de pirataria vulgar em que muitos sites caem nos dias de hoje». Mas rapidamente se apressa a explicar a sua ideia: «uso-o como uma forma de divulgação, ou como lhe costumo chamar, "cyber-trading". É completamente impossível a qualquer um conseguir comprar tudo aquilo que se gosta e qualquer "fanático" destas coisas sabe bem os sacrificios que às vezes se têm de fazer. A música nos dias de hoje é quase um luxo!», exclama antes de acrescentar que «geralmente acabo por comprar aquilo que mostro por lá».

Num blog bastante completo e actualizado regularmente - sem olhar a estilos, desde que a música esteja no extremo oposto ao considerado convencional -, João Caldeira diz que o blog «não me rouba tempo, aquilo que faço por lá é sempre feito com gosto». E não desarma quando lhe perguntamos qual o ponto mais forte do seu espaço virtual: «a forma directa e crua como são feitas as "críticas", o aspecto simples e a não adesão ou parceria com outros blogues ou editoras. Apenas feito por mim, para mim e se do outro lado houver correspondência com o que lá é mostrado, então sim, a mais-valia está encontrada», atira.

Três anos de experiência no submundo da internet e da música extrema já dão calo a João Caldeira para ter uma visão simples e despreocupada do futuro: «nem perco tempo a pensar nisso. As coisas vão fluindo e vão certamente haver mudanças de aparência como até aqui, mas não creio que o Asilo mude drasticamente nos proximos tempos. Vai continuar a ser uma especie Underground Extreme Metal Intelligentsia».
Não hesite e siga este link directo para o Zyk's Asylum, o espaço de divulgação musical de João Caldeira.

António Matos Silva"

http://cotonete.clix.pt/golden_blog/blog_semana/index.html

2 comentários:

Vaargseth disse...

Sim senhor, muito bom!
congrats...

Dante disse...

Sempre à frente!