Contaigeon-Death At The Gates Of Delirium


Enquanto grande parte das editoras perdem tempo e dinheiro a lutar contra moinhos de vento e a oferecer banha da cobra com as suas supostas novas "next big things", o Underground continua forte e destruir tudo á sua volta, basta que para isso se tenha os olhinhos bem abertos..
E se a net veio dar uma nova visão das coisas, muitas bandas conseguiram acompanhar este facto e em vez de se perderem em lutas inuteis contra tudo e contra todos encontraram um forma de sobreviver lado a lado com isso...
Temos os casos de Celeste (por ex) que disponibilizam os seus trabalhos gratuitamente em formato rar e temos a plataforma Bandcamp que parece ser cada vez mais utilizada pelas bandas para mostrarem aquilo que vão fazendo...o que é estranho é que não acabam a perder, alias antes pelo contrario.
Numa dessas jornadas pelo Bandcamp, caí no meio de um poço quase sem fundo...ao ouvir os ingleses (Newcastle) Contaigeon.
Ao ler deparei-me com uma certa influencia literaria que atualmente é cada vez mais usada por bandas de Death-Metal (apesar de sempre o ter sido na realidade)..
Gosto imenso do universo HPL e quando o som se consegue transformar naquele horror ainda melhor.
Para ser sincero este foi o primeiro aspeto que mais me chamou a atenção (juntamente com a capa, que gosto imenso), o nome Morbid Angel e Cannibal Corpse veio por acrescimo.
Cannibal sinceramente já não me excitam como antigamente e Morbid Angel...bem MA é MA.
Tudo conjugado (HPL, capa fantastica e Morbid Angel) deixou-me curioso e mandei mail para pedir o album..
Não demorou mais de um minuto a receber o link para puxar o album (direto da banda) e na altura guardei a coisa para outra altura (não é facil).
Quando lhe peguei a primeira vez e o ouvi, para além de ter ficado completamente rendido, porque juntando aos primeiros aspetos que falei a sonoridade que estes quatro musicos mostram tem tudo mas tudo para se tornarem numa banda especial dentro do DM atual.
Para além das audiveis dissonâncias vindas de Portal, a banda consegue de uma forma quase sublime criar um monstro que engole o som dos ultimos registos de Morbid Angel e ainda lhes enfiar descargas de vanguardismo tecnico dignas de uns Ulcerate.
O que acaba por ser bastante interesse é a banda encontrar um ponto de ligação entre todos eles sem com isto se tornar numa amalgama de chapa batida.
O som é limpido e carregado de pormenores, a voz profunda do Archeon acaba por ser um complemento bastante interessante sobre o que os restantes musicos criam (Rahab,Verminion,Carrious).
Para além deles o album tem a participação do Skol dos lituanos Haeiresis, no lado mais, bem digamos "Deathscape" como eles dizem..
Numa altura em que o movimento tem ganhado uma nova aura, muito embora se criem alguns flasbacks ao lado mais necro do estilo, estes Contaigeon conseguem dar um passo em frente e criar um autentico pesadelo de onde surgem estranhas figuras como aquelas que se observam na capa deste trabalho que acabam por nos deixar assustados com o que ouvimos.
O album embora virtual, já que não existe pelo que sei formato fisico, consegue ser muito mais interessante que muita coisa que tem surgido nos ultimos tempos por ai dentro deste estilo e a forma como demonstram saber encarar a sua propria sonoridade, demonstra que se está perante realmente (tudo se confirma) numa banda muito acima da media.
E quando as influencias se tornam realmente em influencias e não em copias sem jeito ainda melhor, e seguindo este ponto os deuses da Musica Extrema, não só podem estar satisfeitos, como os chamam até si.
Voltando ao inicio do texto, a net por vezes não destroi apenas como fazem crer muitos, oferece e promove muita coisa que se acaba por comprar e este album se sair vai ser certinho vir até mim!
Obrigatorio e mais um excelente album que se ouve este ano dentro do universo Death-Metal...e claro mais uma coisa que acaba por ser obrigatoria para todos os doentes internados no Asilo.
Podem sacar e ouvir aqui:
http://contaigeon.bandcamp.com/album/death-at-the-gates-of-delirium
Se pedirem o link para o album ainda terão direito a mais duas faixas.

Sem comentários: