Essenz - KVIITIIVZ - Beschwörung des Unaussprechlichen


Os alemães Essenz apresentam-se aqui com um muito interessante primeiro album.
De quando em vez a cena alemã atira cá para fora coisas deste calibre, e a forma como este trio consegue recriar, transformar e reciclar aquela aura misantropa do BM alemão com o peso do Sludge|Doom é deveras impressionante...
Sem soar basico ou aborrecido em demasia o som de Essenz vai deambulando como fumo por entre um caminho de espinhos que nos vai picando cada passo que damos em frente.
Encontram-se aqui influencias tão dispares que vão desde a crueza bastante influenciada por uns Zoroaster, principalmente da fase Dog´s Magic, como se pode comprovar na "Der Atem Genesis" Black Sabbath (o riff da "Weyzzez Ravshen: Beschwörung" é quase um tributo bem sentido ao legado do Iommi), Sunn O))) e Mayhem.
Aliás neste aspeto a muito propria versão que fazem da "Moon" (original de Mayhem) no final do album acaba mesmo por ser a conjugação de todos estes fatores sonoros que por aqui se vão encontrando ao longo do album, concentrando numa só musica todas as suas influencias acabando por se tornar (na minha opinião claro) uma das covers mais bem conseguidas dos miticos noruegueses.
Mas para além disto convem salientar que a banda tambem consegue pegar no lado mais suicida do BM e envolve-lo no meio deste emaranhado fumarento e muito amplificado de sons extremos, sejam eles mais ambientais (execelentes samples) sejam mais violentos, tudo se consegue encaixar criando um album tão original como cativante mas nada agradavel para se ouvir em familia...
Funeral Doom,Doom,Drone,Sludge,BM tudo se levanta á nossa frente...a assustadora "Lavitae" é isso mesmo um monstruoso animal que nos vai puxando lentamente para os confins do Inferno..tão lentamente que a faixa seguinte (a controversa cover de John Cage "Silenzium 4'33") acaba por ser um profundo momento de reflexão silenciosa daquilo que nos aconteceu até aqui..
Um album que gostei imenso, sobretudo na forma como encaixa todas as peças neste puzzle..é como se nos atassem os pulsos com uma corda e depois nos dessem uma lamina para a cortarmos...o mal é que estamos na mais profunda escuridão e completamente alucinados..estão a ver o final, não?
Muito bom.
http://www.megaupload.com/?d=CMZRDKPN

Sem comentários: