Ascension-Consolamentum


Depois de duas excelentes apresentações durante 09 e 10, os alemães Ascension guardaram para vesperas do nascimento de um tal Jesus Cristo a edição oficial do seu primeiro longa duração.
Vamos encarar isto como uma forma de celebração eucaristica vinda do lado oposto áquele que rege a liturgia cristã, já que o misterioso quinteto (fala-se em membros de KTRSS e Orlog) nada mais faz do que invocar á sua maneira a teologia satanica e transforma-la numa missa de contornos demoniacos.
Retocadamente diferente, com as arestas mais afiadas, agressivas e diretas, se o colocar-mos lado a lado com o seu primeiro trabalho "With Burning Tongues", a banda em si não se desfaz nem desilude, alias até se nota que a banda quer encarrilhar em territorios que deixaram de ser explorados por nomes como Secrets of The Moon ou até mesmo por uns Watain, isto puxando talvez demasiado estes jogos de influencias para um universo marcadamente mais comparativo entre aquilo que faz aqui Ascension e o passado e a atualidade desses nomes.
O resultado acaba por ser bastante positivo, talvez não tanto excepcional como tudo levaria a crer depois dos magnificos "With Burning Tongues" e do ep "Fire and Faith", mas mesmo assim bastante acima da mediania que atualmente move muitos dos lancamentos deste tipo de sonoridades.
Se ouvirem assim do nada e não conhecerem muito daquilo que se passa por estes lados, provavelmente vão achar que estão perante uma obra prima de BM atual, mas se por acaso tiverem ouvido um album (nem que seja) de uns SOTM ou até mesmo de Orlog, ficarão meio desiludidos, porque isto vai criar uns ligeiros deja-vus estranhos e que não se sentiam nos registos anteriores.
Atenção que não estou a dizer que isto é mau ou é uma copia manhosa, nada disso, apenas acho que Ascension se perderam ligeiramente na criação dos temas, ok, quiseram levar ou dar uma nova "alma" aos temas, mas acho que não conseguiram por ai alem.
Faltam aqueles temas poderosos, onde o refrão e a tematica instrumental se assumiam como um elevar da ostia aos ceus, falta aquele ambiente ortodoxo para criar religiosidade musical que aqui só se sente um pouco em temas como a espasmica "Fire and Faith", na cruel "Amok", na oração "Angel Of The Burning Sun" e na longa "Consolamentum", os restantes temas apesar de competentes ficam um pouco á deriva..
Acredito que seja um album para crescer ainda mais e daqueles que precisam de mais tempo, mas para já o efeito surpresa saiu um pouco furado por estes lados, ou então sou eu que elevei a fasquia demasiado alta depois de ouvir o material anterior.
Um aspeto muito positivo e interessante são mesmo as letras dos temas, que são realmente muito boas e que merecem ser lidas enquanto se vai ouvido o album e já agora observando cada detalhe do magnifico artwork que acompanha este trabalho.
Em suma um bom album, de facil escuta, com carisma mas que se perde a dadas alturas um pouco no meio da sua propria identidade caindo um bocado num buraco cada vez mais explorado hoje em dia.
Mas mesmo assim vale bem umas escutas se gostam de BM de sangue azul, mesmo sendo por vezes um filho bastardo do genero.
Acho que ainda só saiu a versão em vinil (que já possuo), mas em todo o caso, escutem...
http://www.mediafire.com/?s0bwsbwpwk8zab0

1 comentário:

Anónimo disse...

love this band. great stuff!!!