Mitochondrion|Gyibaaw-Rituals of Transcendence/Liimk Halaayt


Anunciado á bastante tempo, mas com um atraso descomunal esta colaboração entre os canadianos Mitochondrion e Gyibaaw vê finalmente a luz do dia.
Não sendo propriamente um split normal já que este registo é uma especie de união sonora entre estas duas bandas, tem um resultado bem positivo sendo talvez mesmo um dos albuns partilhados mais interessantes dos ultimos tempos.
Ao longo dos ultimos anos tenho vindo aqui a mencionar diversas vezes Mitochondrion no role de bandas lideres do atual movimento extremo e isto aqui foi apenas mais um passo em direção ao abismo sonoro que dá pelo Parasignosis editado este mês, já os Gyibaaw são uma jovem banda ainda um pouco á procura do seu espaço embora movendo-se dentro de outras tendencias tambem aqui dá desenvolvimento ao seu primeiro album "Ancestral War Hymns" onde se assiste a um som que deambula por uma especie de Blasphemy meets Viking Metal ou algo do genero, se não conhecem aconselho a darem um espreita..
Mas bem por aqui, por um lado existe o tal aspeto de novidade, já que tanto Mitochondrion como Gyibaaw mostram faixas novas sendo que a versão crua da monumental "Trials" aqui nos é atirada com bastante crueldade e mesmo ainda se notando que isto é uma versão ainda não final, já anunciava naquilo em que se tornou.
Para além deste monstro existe a regravação da velhinha "Through Cosmic Gaze", que aqui sim ganha contornos bem mais atuais e melhorados em relação á versão original da demo..
Gyibaaw tambem oferece material novo sendo que neste particular o destaque vai todinho para a soberba "Iɫeh Tsimshian" onde a banda mostra uma faceta mais envolta na atual tendencia ecologica do USBM sem com isso deixando de fora o seu lado mais guerreiro..
Para o fim temos 3 covers de Rites of Thy Degringolade, Inquisition e Drudkh, sendo que as duas primeiras são propriedade e levam tratamento de choque por parte de Mitochondrion, enquanto a de Drudkh leva com o toque mais arcaico de Gyibaaw embora sem perder o toque magico que a faixa tem na sua versão original.
Nesta ultima tal como acontece na Intro do album existe uma coloboração mais estreita entre as duas bandas já que o Nick dá uma ajudinha ao longo dos quase 10 minutos de duração..
Mesmo sendo um fan destes dois projetos considero este material de excelente qualidade e de escuta obrigatoria para todos os adeptos de boa musica extrema.
http://hotfile.com/dl/94414873/4d98bef/Mitochondrion_-_Rituals_of_Transcendencet_bunalti.com.rar.html
Fica aqui a versão original da "Through Cosmic Gaze" de 06...

Sem comentários: