Medicação 2011

BEST OF 2011

1º-Mitochondrion-Parasignosis

Numa altura em que o DM vive tempos de revivalismo os canadianos Mitochondrion, fazem precisamente o oposto e dão um salto gigantesco neste estilo.
Existe o passado mas o Parasignosis é provavelmente o futuro do estilo e na minha opinião é já o melhor album de todos os tempos dentro do Death-Metal..autentica descida aos infernos!!



2º-Ash Borer-Ash Borer

Goste-se ou não algum do melhor "BM" criado hoje em dia vem destas bandas aparentemente desligadas do estilo, mas que conseguiram dar uma nova aura a um movimento que já merecia algo de "novo"..


3º-Amebix-Sonic Mass

Perfeito!
Chega para resumir este retorno dos miticos Amebix.



4º-NunFuckRitual-In Bondage To The Serpent

Sem duvida a maior surpresa do ano para mim.
O line-up é de luxo mas nunca pensei que conseguissem criar uma obra tão estranha e surreal como a que apresentam neste album...parece uma serpente a enrolar-se lentamente no nosso corpo.


5º-Ulcerate-The Destroyers Of All

Sem duvida os Gorguts do novo milenio, autentica lição sonora de como uma banda pode ser extrema e tocar de uma forma completamente...perfeita.


6º-Sonne Adam-Transformation

Se por um lado uns tentam dar um salto em frente, nenhuma outra banda conseguiu captar o "trve" Death-Metal da forma como estes israelitas fizeram, foi e é um dos albuns mais sufocantes que ouvi este ano.


7º-Avichi-The Devil´s Fractal

Outro grande album de um projeto que cada vez mais assume como a resposta mais consistente aquilo que de melhor se fez nos ultimos anos no movimento europeu, principalmente vindo de França.Viciante!



8º-Leviathan-True Traitor,True Whore

A cabeça do Wrest continua a ser das coisas mais fascinantes que existem no movimento USBM e quando a vida lhe corre mal..ainda melhor para todos nós...doentio!


9º-Saturnalia Temple-Aion of Drakon

O tema em baixo explica muita coisa...


10º-Ancient VVisdom-A Godlike Inferno

O lado demoniaco pode estar a ser rebuscado em clones de King Diamond,Coven e afins, mas como se pode ficar indiferente a algo assim:


11º-Witch Mountain-South of Salem

Não tem uma grande editora a ajudar ou daquelas cheias de "culto", mas esta jovem banda ainda vai dar muito que falar..espero eu.


12º-Elitist-Fear in a Handful of Dust

Atitude carisma e violencia = Delicia


13º-Ritual Necromancy-Oath of the Abyss

Se não fossem os album de Mitochondrion,Ulcerate e Sonne Adam estes levavam o premio de album de DM do ano,porque a forma como misturam as influencias de coisas como Portal com a sujidade sueca é magica..


14º-True Widows-As High As The Highest Heavens And From The Center To The Circumference Of The Earth

Delicia.
Nem só de coisas feias vive o Asilo.


15º-Atlantis-Mistress Of Ghost

Cairam-me em cima vindos do nada e transformaram-se lentamente no melhor album de Post-Rock que ouvi este ano.


16º-Necros Christos-Doom of The Occult
17º-Disma-Towards The Megalith
18º-Battle Path-Storm & Stress
19º-Eskhathon-Nihilgoety
20º-Craft-Void
21º-Rorcal/SolarFlare-Rorcal-SolarFlare
22º-Valenfyre-A Fragile King
23º-Abaton-Hecate
24º-Panopticon-Social Disservices
25º-Antediluvian-Through the Cervix of Hawaah
26º-Blaze of Perdition-The Hierophant
27º-Moloch-Possession
28º-Rwake-Rest
29º-Negative Plane-Stained Glass revelations
30º-Encoffination-O' Hell, Shine in Thy Whited Sepulchres


Best Mcd,Eps,Demos (Top 15)
1º-Void Mediation Cult-Sulfurous Prayers

Se a demo de SoA no ano passado ganhou o premio, este ano a morte e reencarnação da banda trouxe de novo até nós um dos projetos mais fascinantes dentro do atual movimento extremo com toques de ocultismo bem negro.
Na minha opinião uma das bandas que melhor recria aquele sentimento de hipnose vs fascinio que existia na cena extrema dos anos 90..


2º-Destroy Judas-Wake

"We are a band. We play loud. We have depressing songs. Some of us drink. Some of us smoke. All of us breathe."
Provavelmente uma das bandas de Doom dos proximos anos, mas que se poderia esperar de um projeto com musicos vindos de Mindrot, Asunder etc?
Pois é isso mesmo...


3º-Cult Of Occult-Cult Of Occult

O nome diz tudo, sem duvida das coisas que mais gostei de ouvir este ano dentro do sludge-doom mais obscuro e pesadão!


4º-Trillion Red-Two Tongues

Dois musicos pegam no legado de bandas como VBE, Virus adicionam um estranho sentido estetico quase a roçar o Indie-Rock e criam um ep que merece uma escuta muito atenta por parte de todos aqueles que gostam de musica verdadeira..


5º-High Priest of Saturn-High Priest of Saturn

Afinal na Noruega não é só bandas de BM, os HPOS são a prova que por aqueles lados ainda vão surgindo bandas novas carregadas de carisma e com algo para dar, mesmo seguindo um pouco a atual moda que puxa o lado mais setentista e Doomico este projeto talvez merece atenção nos proximos tempos...


6º-Immolation-Providence

Continuam a ser uma das bandas que melhor define o DM e este ep foi mais uma prova de uma banda que mesmo já sendo classica se consegue renovar sem mexer quase nada.


7º-VenenuM-VenenuM

Absolutamente deliciosa e carregada de veneno esta demo dos alemães VenenuM, e foi uma das coisas que mais rodou por estes lados..mais uma banda a ter em muita atenção nos proximos tempos.


8º-My Dying Bride-The Barghest O´Whitby

Foi o regresso que mais me deixou surpreendido, não pela banda mas pelo que aqui mostram, na minha opinião um ep ao nivel dos melhores albuns desta carismatica banda inglesa.


9º-Thou Shell of Death-The Forest Of Shadows

Saiu mesmo no final de 2010, e se tivesse ouvido por essa altura teria estado no top do ano passado, como não aconteceu entra entra este ano.
São uma banda vinda da Estonia que lembram uns DkS mais lentos e em formato mais depressivo embora tambem com o lado digamos mais cosmico bem presente..


10º-THOU-To The Chaos Wizard Youth

Continua a ser surpreendente o material destes moços este ano foram mais 3 eps..este aqui foi sem duvida o meu preferido.
E sim, THOU são uma das melhores bandas da atualidade.


11º-Heresiarch-Hammer of Intransigence

DOOM CULT!
Se a demo já tinha sido uma explosão nuclear, este ep foi a total aniquilação , impressionante em tudo quer pelo excelente artwork quer na musica e mais uma prova se é que elas ainda restavam que pela Oceania existe muita coisa estranha...


12º-Vastum-Carnal Law

Simples, crú e direto.
O album de Acephalix foi uma meia desilusão, mas este side-project dos membros rodou muitissimo por aqui e acabou por salvar as coisas..destaque para os dois vocalistas (Leila e o Dan) e para a sonoridade old-school recriada aqui que na minha opinião foi das mais bem conseguidas este ano.


13º-Archgoat-Heavenly Vulva (Christ's Last Rites)

Uma das melhores definições para o DM continua a ser Archgoat e a prova foi este ep, que na minha opinião passa a ser um dos seus melhores registos dentro daquela maldita discografia!!


14º-Corpsessed-The Dagger & The Chalice

Continuando pelo DM o ep de Corpsessed foi das coisas mais medonhas que ouvi este ano, e a mostrar como uma banda pode ser brutal e manter as bases certas do estilo.


15º-Amnis Nihili-Christological Escalation

Com membros de Dephosphorus estes gregos são daquelas coisas intensas para se ouvirem muito mais muito alto!!


Albuns Nacionais (Top 5)

1º-Goatfukk-Procession Of Forked Tongues.

Ainda não saiu oficialmente, mas de tudo o que ouvi este ano em Portugal este ep foi sem duvida a coisa mais fodida..e mais viciante.
Formados por membros e ex-membros de bandas como Decayed e Corpus Christii a banda mostra como se pode fazer excelente musica extrema unido coisas que vão do BM demoniaco influenciado por uns Craft até a sujidade do Crust mais proximo do universo metalico.
Quando ouvirem certamente irão levantar os punhos aos céus!!


2º-Concealment-Phenakism

Outro grande album que parece que passou ao lado de muita gente, o que é estranho ainda mais numa altura em que tudo quer/gosta de ser chamado de "progressivo"..talvez o album que mais respeita e eleva o legado de bandas miticas como Disaffected ou Thormenthor, por cá.
Um album que numa editora maior certamente teria outra objectividade, mas na minha opinião entrará para o panteão do Metal nacional nos proximos anos.


3º-Corpus Christii-Luciferian Frequencies

Primeiro registo para a respeitada (?) Candlelight, que mostra um projeto com as ideias bem assentes, cada vez mais no sitio e com um pragmatismo satanico totalmente ligado entre a musica e a parte lirica.
Daquilo que se ouve por cá dentro do BM CC continuam a ser um caso á parte do resto, goste-se ou não da banda e de quem a lidera.


4º-Men Eater-Gold

Autentico crescendo musical, confesso que não me cativou ás primeiras escutas, mas depois de fazer o click o album conseguiu ser bem mais do que um simples conjunto de canções aparentemente banais.


5º-Atentado-Paradox

Acabaram é certo mas este album é uma filha-da-puta de uma descarga de energia como não ouvia há muito por cá...

Premonições-Profetus-"...to Open the Passages in Dusk"


Out in beginning of 2012:
CD version - Weird Truth productions (Jpn)
Vinyl version - Rusty Crowbar records (Fin) / Contagion releasing (USA)
Tape version - Graceless recordings (USA)

Tributo-David Gold RIP


Mais uma boa banda que passou ao lado de muita gente acaba de uma maneira trágica com a morte do vocalista David Gold.
Ficam em jeito de tributo aqui as duas faixas do ultimo ep "Home" deste ano.

Premonições-Teitanblood-Purging Tongues

Verdun-The Cosmic Escape of Admiral Masuka


Verdun.
Is an incredible band from Montpellier (France), and their debut EP will be our first tape release!
"The Cosmic Escape of Admiral Masuka" is the perfect mix between sludge/doom and dark hardcore : ten-ton riffing, desperate vocals, bleak & trippy atmosphere. Don't sleep on these guys, you can already stream the whole EP on their Bandcamp page! Expect a sick packaging for this tape (more informations in a few days), the CD version is already available for pre-order on Head Records.

http://throatruinerrecords.tumblr.com/

Medicamentos







Panopticon-Social Disservices.
Mão Morta-Compilação do Correio da Manhã dedicada a melhor banda rock portuguesa de sempre.
Behemoth-Demonica, digipak/box A5 limitada com material dos primordios da banda polaca.
Sepultura-Beneath The Remains, edição remasterizada com material extra.
Down-II
Bizarra Locomotiva-Odio

Medicamentos


Avichi-The Devil´s Fractal, é das melhores coisinhas que ouvi este ano...
Moonspell-Wolfheart (digipak, 1º press), embora atualmente não seja uma banda que me diga muito, gosto do album, apanhei-o hoje perdido numa lojita em Coimbra a 3,5 euros, é usado mas pode ser que ainda me venha a valer uns trocos no futuro..

Obake-Obake


Ranging from doom and extreme metal to ambient guitars, passing through jazz and noise, Obake is a mutating creature.
Thunderous Pupillo's bass lines collide with Bernocchi's guitars glued together by Pand's grooves and Esposito Fornasari's adventurous vocals.
Songs non-songs, music to be wiped off. Simple as that
.
É assim que os italianos Obake se descrevem na sua pagina do Facebook e embora a definição seja bem proxima daquilo que mostram neste album, as coisas vão um pouco mais além..
Primeiro o sentimento existente de OST bem patente e fortissimo que nos remete para ambientes proximos daqueles explorados na cinematografia de um David Lynch que aqui se funde com quadros sonoros que exploram aquele vanguardismo que vai deambulando por inumeras paisagens que ora estão ligadas ao Post-Rock como ao experimentalismo de bandas como Earth acabando muitas vezes se fundirem em ecos totalmente jazzisticos e descargas mais sonicas do Sludge vs Drone..
Misturando toda a formula o resultado acaba por ser bastante interessante originando um daqueles album perfeitos para serem usados como musica ambiente enquanto se procura algo durante aqueles relaxamentos digamos mais mentais...
Obake embora italianos, usam aqui bastante inspiração vinda do misticismo niponico, logo a começar pelo nome da banda até á forma como o vocalista Esposito usa a sua voz ao longo dos temas, estranhamente a criatura a dadas alturas lembra-me aquilo que um Patton costuma fazer nas suas brincadeiras musicais mais bizarras e estranhas.
Destacaria tambem no album o som do Baixo que aqui assume um papel preponderante no esqueleto dos temas já que a forma como conduz o som e o liga ao resto desta enormidade de pequenos puzzles é algo que acho que devem explorar com muitissima atenção enquanto ouvem.
Hipnotico, ritualista e muito envolvente são três factores que irão encontrar ou descobrirem ao longo deste excelente album homonimo desta banda italiana..e se procuram algo diferente para as vossas noites frias aconselho vivamente entrarem no mundo totalmente fantasmagorico e magico de Obake.
Recomendadissimo!!
http://www.filesonic.com/file/4126911315/Obake-Obake-2011-JEZEBEL_INT.rar
Fica aqui um dos momentos mais calmos...

RareNoiseRecords Jukebox

Premonições:TEITANBLOOD – Purging Tongues 12"


"Purging Tongues" is the revelation of blood-stained truth from behind the wall of life. Death Metal told in blind voices, guided by mute vision from the bottomless pit.
Out around the 21st of December 2011 – CD version to follow

http://www.noevdia.com/index2.php

Haggatha-III


Imaginem EHG, THOU e Northless todos juntos.
Conseguem?
Não é muito complicado bem vistas as coisas, já que estas bandas acabam por ter algo em comum entre elas, seja na sonoridade seja na forma como conseguem abordar essa estranha e caotica forma musical chamada Sludge..
Pois bem é mais ou menos isto que os canadianos Haggatha tem mostrado desde o primeiro ep de 2009 e se o album do ano passado foi uma interessante peça de peso e claustrofobia musical o novo ep de duas faixas (III) continua a arrastar-se pelo meio do espinhoso movimento, conseguindo manter a fasquia bem elevada para os parametros de qualidade que geralmente os fans do estilo procuram nos dias de hoje.
O quarteto que conta com o Matt de Bison B.C. nas suas fileiras, acaba por ser quase a resposta canadiana aquilo que THOU tem feito nos ultimos anos, tanto pela envolvencia como pela forma como conseguem transformar a musica que criam numa autentica avalanche lamacenta de riffs e batidas arrastadas, sem deixar de lado, claro aquele sentido mais poetico e monstruoso do estilo..
Muito bom, principalmente se gostarem das estruturas criadas pelas bandas citadas na primeira frase do texto..deixem-se levar.
http://www.mediafire.com/?bbmwbtutdtfo6ib


Fica aqui tambem uma do II: